sábado, fevereiro 24, 2007

DIA MUNDIAL DA (O) ASSISTENTE SOCIAL A COMEMORAR EM PORTUGAL 27 DE MARÇO DE 2007


ASSISTENTES SOCIAIS E COMPROMISSO COM UM MUNDO DIFERENTE


CIDADANIA COMO ACÇÃO FACE À POBREZA


Sob este lema a Associação de Profissionais de Serviço Social e a Associação de Investigação e Debate em Serviço Social (AIDSS) uniram forças para organizar o Dia Mundial do Serviço Social na cidade do Porto, no Auditório da Câmara Municipal de Matosinhos

Como alertam os organizadores, .... A Federação Internacional de Assistentes Sociais decidiu realçar a importância do papel dos Assistentes Sociais no mundo inteiro e o seu contributo na luta contra a exclusão social, discriminação e pobreza, através da celebração do Dia Mundial da(do) Assistente Social, cuja primeira comemoração é dia 27 de Março de 2007.
Este dia será comemorado anualmente. O tema do Jubileu (cinquentenário da FIAS, celebrado em Julho de 2006 em Munique, Alemanha): “Assistentes Sociais e Compromisso com um Mundo Diferente”, foi escolhido para a primeira comemoração do Dia Mundial d@ Assistente Social.A FIAS – Europa propôs-se dar relevo especifico à acção dos Assistentes Sociais na luta contra a pobreza.
Dia da(o) Assistente Social
- Um duplo objectivo:
-Melhorar a consciência das sociedades sobre a importância do papel da (o) Assistente Social na intervenção face à Pobreza e Exclusão Social, visando contribuir para a criação de um desenvolvimento social e económico sustentável.
-Potenciar a cultura profissional da (o) Assistente Social e o seu capital de experiência e de cooperação no campo da Pobreza e Exclusão Social

Declaração do Milénio das Nações UnidasIII-O desenvolvimento e a erradicação da pobrezaMeta definida pela ONU em 2000:
“Reduzir para metade, até ao ano 2015, a percentagem de habitantes do planeta com rendimentos inferiores a um dólar por dia e a das pessoas que passam fome;
PobrezaFenómeno resultante da escassez de recursos para fazer face às necessidades básicas e padrão de vida da sociedade actual.(PNAI, Portugal 2006-2008)
O Programa de nos apresentam é prometedor e podem consultar no blogue ao lado www.grinapss.blogspot.com
Voltaremos ao assunto para dinamizar este evento que promete pela qualidade do seus conferêncistas e por uma ssistência garantida para participar no debate.

Sem comentários: