terça-feira, maio 15, 2007

Sindicatos Celebram dia do Assistente Social no Brasil

Saserj Informa
Agenda Semanal
15/05/2007
Desejamos um Feliz 15/05 para todos os Assistentes Socias

_______________________________________________________________
21/05 - Reunião com Assistentes Sociais de Nova Iguaçu
12hs- Local: Nova Iguaçu
Palestra
Tema: Ética Profissional
13hs- Local: Nova Iguaçu
23/05 - Posse da Diretoria Mandato 2007-2010
Local: Sede do Sindicato
obs: Os Associados devem ir ao Sindicato para adquirir o convite.
Saudações Sindicais!
A Diretoria
Manifesto
A Federação Nacional dos Assistentes Sociais, os Sindicatos filiados e Comissão Pró-Sindical, apresentam suas bandeiras de luta, em comemoração ao dia do Assistente Social - 15/05.
A realização do ATO PÚBLICO tem como objetivo, pressionar os gestores para a valorização da profissão e defesa intransigente dos direitos da categoria:

* Contra a Graduação de Serviço Social à Distância
* Pelo Não ao reconhecimento do mec aos cursos de EAD de Serviço Social* Inclusão dos Assistentes Sociais na equipe mínima do PSF
* Inclusão dos Assistentes Sociais na área da Educação * Aprovação dos projetos de lei dos Assistentes Sociais
*Combate à precarização das relações de trabalho
* Implantação dos PCC nos Estados e Municípios de acordo com as diretrizes SUS/SUAS
* Ampliação do mercado de trabalho através de concurso público

Realização do Evento
FENAS, Sindicatos Filiados e Comissão Pró-SindicatoEste grupo de discussão se destina a troca de experiências, textos e discussão sobre o Serviço Social no Rio de Janeiro e no Brasil
www.saserj.org.br

Serviço Social Bolonha Discutido em Londres

No arranque do próximo ano lectivo, 88% dos cursos oferecidos pelas instituições do Ensino Superior portuguesas estarão adaptados ao sistema de graus e diplomas definido pelo Processo de Bolonha.A estimativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
O ministro da tutela, Mariano Gago, estará em Londres entre amanhã e sexta-feira, 18 de Maio, para participar numa reunião de balanço dos 45 países europeus que aderiram à reforma no [Ensino] Superior.De acordo com dados recolhidos pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), e agora tornados públicos, cerca de 38% da oferta de cursos de 1º e 2º ciclo (correspondentes às actuais licenciaturas e mestrados) estão este ano lectivo a ser oferecidos dentro das novas regras.No total, foram adaptados 895 cursos, tendo ainda sido criados outros 282 de acordo com as novas normas.
Para o próximo ano lectivo, espera-se que mais 50% da oferta seja assegurada, somando-se cerca de 1.800 programas adaptados, e ficando apenas por consolidar 12% dos cursos em 2008/2009, um ano antes do fim do prazo estabelecido no acordo internacional.O sistema terá por referência um modelo com um primeiro ciclo de três anos, correspondente à licenciatura, complementado por um mestrado de dois (3+2 anos de estudos superiores).A progressão dos estudantes será contabilizada de acordo com um sistema europeu de créditos (denominado ECTS), reconhecido por todos os países signatários, em que uma licenciatura implica, em média, a obtenção pelo estudante de 180 unidades de crédito.Em comunicado, o Ministério da Ciência e Ensino Superior sublinhou a "mobilização considerável das instituições portuguesas e da comunidade académica" em torno desta revolução, que visa facilitar o reconhecimento de competências académicas entre países europeus.O Processo de Bolonha começou a ser introduzido em Portugal no início de 2006, com a aprovação de um conjunto de diplomas que alteraram a anterior Lei de Bases do Sistema Educativo.

segunda-feira, maio 14, 2007

Serviço Social A Nova Legislação do Ensino Superior Contestada por Reitores e Sindicatos


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) elaborou um projecto de despacho conjunto com o Ministério das Finanças que coloca nas mãos das duas tutelas o poder de regular ao mínimo detalhe (e de aprovar ou não) todo o tipo de contrato de pessoal nas Universidades e Politécnicos. O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) já disse ao MCTES que as soluções propostas "impedem o funcionamento corrente", além de conterem "ilegalidades e inconstitucionalidades".


Uma das grandes novidades reside no facto de as novas admissões de pessoal [nas instituições de Ensino Superior] só serem viáveis uma vez esgotados os mecanismos de mobilidade da Administração Pública. Os contratos individuais de trabalho de qualquer tipo passam a integrar as quotas de ETI (equivalente a tempo inteiro). Ou seja, a contratação de um monitor (aluno que já dá aulas) valerá 0,3 ETI. Três monitores são quase um ETI. No capítulo das admissões de pessoal docente, haverá descongelamentos de lugares de quadro de topo, doutores ou então um efectivo por cada dois saídos.Ainda a título de exemplo, qualquer dos actuais contratos de prestação de serviços (tarefa ou avença) terá de passar pelo duplo crivo [dos Ministérios do Ensino] Superior-Finanças, independentemente de a despesa em causa ser ou não suportada pelo Orçamento de Estado. As instituições terão de justificar a necessidade de manter aqueles contratos. Num processo de comunicação interno, ambos os Ministérios dirão se aprovam ou não. Mesmo que sejam aprovados, as instituições têm cinco dias para comunicar a celebração dos contratos, dados enviados pelo MCTES às Finanças para elaboração de relatórios de controlo trimestrais."O CRUP entende que este projecto de despacho representa um enorme retrocesso no caminho para a modernização (...), pelas injustificadas e inadmissíveis limitações que coloca à sua gestão", referem os Reitores no parecer já enviado a Mariano Gago.


inhttp://pararbolonha.blogspot.com/2007/05/reitores-acusam-mariano-gago-de.html




É prejudicial e desnecessária a proposta da transformação de Instituições do Ensino Superior Público em Fundações de direito privado
Afirma Dirigente Sindical
Na proposta de lei que foi a Conselho de Ministros no sábado, prevê-se a transformação de instituições públicas de ensino superior em fundações de direito privado.

Para a A FENPROF esta possibilidade abre portas à privatização do ensino superior público e é perniciosa para a prossecução das missões confiadas pela sociedade ao ensino superior, como está estabelecido na Constituição da República.

Em particular, a autonomia das universidades, constitucionalmente consagrada, é posta em causa por uma tal solução, pois as fundações seriam administradas por um conselho de curadores com todos os membros, nomeados pelo Governo, exteriores à instituição.

Este conselho nomearia os reitores ou os presidentes dos politécnicos, bem como os directores das escolas. Aprovaria os estatutos das instituições e todos os instrumentos relevantes para a sua gestão, postergando o direito e dever de participação na gestão democrática consagrados na Constituição.

Os objectivos da melhoria da resposta social das instituições, no que se refere à qualidade, à eficácia e à relevância social, e do reforço da prestação de contas pela sua actividade, não justificam a criação deste novo figurino jurídico.

Bem pelo contrário, as fundações de direito privado podem afastar as instituições dos caminhos do interesse público e privilegiar critérios de mercado com a finalidade de assegurar meios de auto-subsistência, num quadro da continuação de uma progressiva redução do financiamento público.

É de notar que o Governo está de tal modo céptico quanto à aceitação desta proposta por parte das instituições que admite vir a impô-la.

Este não é seguramente o caminho que poderá levar as instituições a trabalhar de modo ainda mais eficaz e empenhado no sentido da melhoria da qualidade e da relevância social da sua actividade.

Em vez disso, é indispensável o reforço da autonomia; a criação de melhores condições para uma gestão estratégica eficaz e para o efectivo exercício do dever e do direito de participação na gestão democrática, das liberdades académicas, incluindo as de criação e de expressão da opinião; bem como o aumento significativo do investimento do Estado nas instituições do ensino superior público.

Para a FENPROF, tal pode ser feito no quadro da introdução de alterações visando melhorar a actual legislação, mas não impondo às instituições modelos de direito privado que podem constituir uma séria ameaça aos valores inerentes ao ensino superior público.

Cordiais Saudações Académicas e Sindicais

FENPROF - Ensino Superior
João Cunha Serra

Centenas de Assistentes Sociais nas Celebrações dos 70 Anos da Escola de Coimbra

70 Anos da Escola de Serviço Social de Coimbra
Centenas de Assistentes Sociais, estudantes, investigadores e docentes devem acorrer ao Coloquio organizado pelo ISMT de Coimbra que continúa a festejar os seus 70 anos com actividades de carácter académico e lúdico.
Podem consultar o programa deste evento, divulgado pela Comissão Organizadora, que garante a presença de instituições e organizações da categoria, bem como assistentes sociais e pesquisadores nacionai e estrangeiros.
17 e 18/05 - Colóquio 70 ANOS DE SERVIÇO SOCIAL – UM COMPROMISSO COM O FUTURO, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Deixamos neste ponto algumas das imagens de encontros anteriores e não esqueçam de garantir a reserva atempadamente.


domingo, maio 13, 2007

Serviço Social Florestan Fernandes Uma Referência para As Ciências Sociais

Grande Sonia



Ourinhos Festeja Dia Do Assistente Social Com Debates e Palestras :“Desafios do Serviço Social Frente às Políticas Sociais”.

“Desafios do Serviço Social Frente às Políticas Sociais”.



Dia do Assistente Social será celebrado em Ourinhos com programação de palestras e debates
Quarta-feira, 09/05/2007 08:27
A Associação dos Trabalhadores da Área de Assistência Social de Ourinhos e Região (ATAAS) juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizarão nos dias 17 e 29 deste mês, várias palestras em comemoração ao Dia do Assistente Social que ocorre no dia 15 de maio.

A Comissão Organizadora do evento destaca que não será celebrado isoladamente o dia do Assistente Social, pois na luta diária existe a interdisciplinaridade com todas as profissões que contracenam com a área social, sendo essa uma das importantes ferramentas para o enfrentamento dos intensos desafios aos trabalhadores e por isso a programação do evento abrangerá outras áreas do saber, interligadas e interdependentes ao entendimento da realidade social.

Entre os objetivos do evento estão à reflexão sobre os conceitos do homem enquanto ser histórico e social e como estes conceitos têm sido processados na realidade pós-moderna, além do repensar as ciências humanas e suas interações sociais e analisar as contribuições da interdisciplinaridade nos processos de intervenção às demandas sociais.

Na parte da manhã do dia 17, o evento ocorrerá no Salão de Eventos da Faculdade Estácio de Sá a partir das 08 horas com credenciamento, café da manhã e apresentação da Escola Municipal de Música. Em seguida, por volta das 09 horas acontece a palestra “O olhar, a escuta, o acolhimento nos processos de ajuda”, com a Mestre em Psicologia pela Unesp, Eunice Corrêa Sanches Belloti e docente das faculdades FIO e Fatec. Após haverá espaço para debates e discussões.

Às 10h40 será a vez da palestrante, Professora Doutora em História pela Unesp e Diretora do Inbrape em Londrina (PR), Jolinda de Moraes Alves apresentar o tema: “Desafios do Serviço Social Frente às Políticas Sociais”.

As comemorações se estendem para o dia 29 de maio, na Câmara Municipal de Ourinhos. O evento tem início previsto para às 19h30 com a realização da abertura. Em seguida haverá apresentação da palestra “Humanos, quem somos nós? Uma Visão Sociológica” ministrada pelo Mestre e Doutor em Educação pela Unesp, Maurício Gonçalves Saliba, professor da Faeso e da Unicamp e autor do livro ‘O olho do poder: análise crítica da proposta educativa do Estatuto da Criança e do Adolescente’. Após, ocorrerá debates e discussões sobre o assunto abordado e a entrega do certificado para os participantes.

As inscrições para participar das festividades em comemoração ao Dia do Assistente Social acontecem até nesta 6ª feira, 11, na própria Secretaria ou pelo e-mail: smads.ourinhos@ig.com.br ou pelo telefone 3324-1877, em horário comercial. A Associação cobrará a taxa de R$ 10 reais para a participação ao evento com direito a Certificado, sendo que os associados estarão isentos dessa taxa.