quinta-feira, abril 28, 2011

Serenata II O Melhor da Música de Cabo Verde Mandinho di nha Djena Dia 29 de Abril

Sexta Feira
29 de Abril de 2011
Rua Mouzinho da Silveira Nº 23
Lisboa Portugal

A 3 de Dezembro de 1941 nasceu em Santa Catarina, Amândio Barbosa Ferreira, para alguns. Para muitos com miminho "Mandinho di nha Djena". Como todos ou quase todos os Santacarinenses, Mandinho di nha Djena fez a instrução primária em Santa Catarina e os estudos secundários entre a Praia e S. Vicente.
Como funcionário público deambulou por terras de Angola e Cabo-Verde (regressando novamente a Angola e por último, Lisboa onde acabou por aposentar-se e fixar residência. Feito este preâmbulo vamos entrar no mundo da música (serenata). Quem da minha geração e gerações mais novas que não se lembra das belas serenatas que fazíamos em Santa Catarina, Praia ou Tarrafal. Onde o actor principal foi o Mandinho di nha Djena. Quem? As moças de Santa Catarina e não só que o digam, ao ouvir nas noites de luar onde só em Santa Catarina a lua consegue por a sombra em coisas impossíveis. Ao ouvirem essa voz quente, magoada, cadenciada, abram a janela, afrouxando as cortinas, dando um sinal claramente que estavam atentas, agradeciam ao mesmo tempo. A noite sucede o dia.
Tudo combinado aparecem os irmãos Cipriano e Pedrinho mais conhecidos por “Pampam” e “Pimpim”, Sportinho, Emídio, Kiki, Zezinho, Antoninho, Cecílio, Odim Ferreira e toni mascarenhas frutos da mesma geração, e para perfumar a geração mais velha aparece o sr. Aristides e o sr. Damas Cenas Martins esses dois violinistas de fina agua e o Djo pereira amigo de todas as horas. Eis que aparece o Mandinho quebrando o silêncio da noite antecipando a madrugada num casamento perfeito entre nós, a morna, a madrugada, o orvalho e o sereno Os sentidos que geraram as mornas deste CD intitulado "Serenata I", só pode entende-las quem já muito tenha sofrido ou não fosse a voz quente e melódica do Mandinho di nha Djena, a dar-nos uma demonstração cabal que o sentimento dum povo não pode evoluir.

Projectos Universitários: Universidade de Cajamarca

segunda-feira, abril 25, 2011

domingo, abril 24, 2011