quinta-feira, maio 25, 2006

***** RETRATO DA INTEGRAÇAO *****

RETRATO DA INTEGRAÇÃO

Sugestivo título do Diario Económico que provocou a ira e as calúnias contra as jornalistas que o subscreveram e os docentes.

Em menos de três anos a Universidade recupera o dinheiro investido e fica com uma carteira de milhares de clientes que pode integrar em pós-graduações ou formação contínua.
Para docentes e funcionários a dúvida de uma integração precaria sem garantia de nada. Só a palavra ....


terça-feira, maio 23, 2006

70 Anos do ISSSL

70 Anos do
Instituto Superior de Serviço Social


Grave dilema vive o SSP com a crise aberta na primeira escola dos Assistentes Sociais Portugueses.
Como paradoxo, quando celebra os seus setenta anos, esta instituição que se encontra no seu momento mais culminante, na construção da sua liderança na área desta disciplina ( através da sua licenciatura, mestrado, e doutoramento) por razões que escapam ao foro
académico se vê confrontada com questões graves .

Pensar o ISSSL como uma unidade que se compra e se vende, que se integra, traveste ou transforma gratuitamente num apendice de quem não deu provas nesta disciplina, mereceria o maior cuidado na tomada de decisões.

70 Anos significa tradição e a tradição no ensino dificilmente se compra ou vende, antes, ela se cultiva. Neste ponto esta o assunto fundamental. O ISSSL está em crise desde que lhe foi imposta ingenuamente uma liderança gris, musculada e pouco inteligente.

Para quem recebeu uma escola num patamar sublime e hoje em dia a entrega ao desbarato, precisamente a memória de uma classe profissional lhe recordará este facto.

A situação do ISSSL de certeza que afecta os profissionais de Serviço Social em Portugal e abrirá uma crise grave no SSP enquanto disciplina das Ciências Sociais. Só basta entender que a desarticulação meticulosa, cirurgica, planificada e violenta da sua equipe ( com requintes na compulsão ) dificilmente poderá reencontrar-se no cenário imposto.
Na Cooperativa CESDET, entidade que é proprietaria, afinal quem decidiu a sorte do ISSSL e do ISSSB, que estará por acontecer, foram os seus sócios funcionários e estudantes porque uma parte significativa do seu corpo docente, sócios ou não sócios, especialmente os docentes de Serviço Social, questionaram esta possibilidade. ( veja-se documentação in observatório do www.cpihts.com )
Mais, a decisão jamais teve qualquer parecer dos orgãos académicos porque nunca lhes foi facultada informação, nem lhes foi solicitada opinião. Igual acontece com a Associação de Estudantes que jamais consultou em Assembleia Geral os alunos do ISSSL. É caso para perguntar se a sorte de uma profissão ou de uma instituição de ensino universitário deve ser decidida por iniciados e por funcionários. Isto nunca aconteceria noutra profissão, por mais humilde que ela seja. Aconteceu aqui porque retrata o estado degradado da gestão desta.
Para consolo devemos pensar que nem todos os processos são irreversíveis. Daremos mais noticias.


B. Alfredo Henríquez C.