sexta-feira, junho 04, 2010

CPIHTS PUBLICA TESES DE DOUTORAMENTO E ENSAIOS DE 2010

wwww.cpihts.com

Sendo inumeras as solicitações de estudantes de Mestrado e de doutoramento para publicitar as suas Teses Finais, o Centro Portiuguês de Investigação em História e Trabalho Social - CPIHTS, divulgará os trabalhos que sejam submetidos à comissão científica da revista Estudos & Documentos.
Depois de publicada não se aceitam correcções.



alfredo henriquez
Revista Internacional Estudos & Documentos

Livros de Serviço Social nas Suas Férias de 2010


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quarta-feira, junho 02, 2010

Para Entender a História da Institucionalização do Serviço Social Em Angola Felisbela Espirito Santo

A Institucionalização do Serviço Social Em Angola

Dissertação de mestrado em Serviço Social, orientada pela Prof.ª Doutora Marina Manuela Santos Antunes, Universidade Lusíada de Lisboa, 2009


Resumo:
O presente trabalho insere-se na perspectiva de um estudo histórico sobre a Institucionalização do Serviço Social em Angola, partindo da análise da criação e implantação do Instituto de Educação e Serviço Social Pio XII em Luanda.
Este Instituto, que funcionou no período de 1962 a 1975, período em que Angola era ainda parte integrante de Portugal e como tal considerada província portuguesa - e posteriormente até 1977, altura em que foi encerrado - formou profissionais de Educação e Serviço Social, nomeadamente Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Educadores e Monitores de Infância e Auxiliares de Família.
A investigação analisa os condicionantes à abertura do Instituto Pio XII, os seus objectivos societais, faz a análise do processo de formação dos Assistentes Sociais e do seu impacto ideológico, no contexto social, económico e político então existente.
O enquadramento teórico, tem por base o Estruturalismo Genético e o Método Histórico, a pesquisa foi realizada a partir de fontes documentais e fontes orais - entrevistas semi-estruturadas a profissionais de Serviço Social, professores e directores do Instituto Pio XII - realizados em Angola e em Portugal. (Felisbela Augusto Espírito Santo)Abstract:
This paper takes on the perspective of a historical study on the Institutionalisation of Social Service in Angola beginning with the creation and implantation of the Pius XII Educational and Social Services Institute (Instituto de Educação e Serviço Social Pio XII) in Luanda.
This Institute, which operated from 1962 to 1975 (a period during which Angola was still a Portuguese Overseas Territory), and subsequently until 1977 when it closed, trained educational and social services professionals, namely social workers, social teachers, infant teachers and teaching assistants and family helps.
The investigation, which analyses the factors surrounding the founding of the Pius XII Institute and its social aims, also analyses the training process of social work and its ideological impact on the social, economic and political context in force at the time.
The theoretical framework of the paper is based on Genetic Structuralism and the Historical Method. Research was undertaken using documentary and oral sources - semi-structured interviews with social service professionals, professors and directors of the Pius XII Institute carried out both in Portugal and Angola. (Felisbela Augusto Espírito Santo)


Sumário:
I. Enquadramento teórico-metodológico, f. 7
1. Enquadramento teórico, f. 7
2. Estratégia metodológica, f. 7
2.1. Técnicas de Investigação, f. 11
2.2. Análise e tratamento de dados, f. 17
II. O processo histórico e a educação e ensino em Angola, f. 19
1. Breve caracterização da situação política, social e económica de Angola, f. 19
2. O impacto do processo histórico na educação e ensino, f. 48
III. O processo de institucionalização do serviço social em Angola, f. 60
1. O Instituto de Educação e Serviço Social Pio XII, f. 61
1.1. Antecedentes e a proposta de criação de uma escola de serviço social, f. 61
1.2. Factores políticos, sociais e religiosos que estão na base da criação do Instituto Pio XII, f. 66
1.3. Período de 1975 até ao encerramento em 1977, f. 72
2. Formação do assistente social de 1962 a 1975, f. 77
2.1. Objectivos da formação e o perfil do assistente social a formar, f. 77
2.2. Caracterização do perfil dos alunos de serviço social, f. 82
2.3. O Plano Curricular do curso de serviço social, f. 87
2.4. Componente teórica e teórico - metodologia do plano de estudos, f. 89
2.5. Componente prática do plano de estudos, f. 98
2.6. O processo de formação do assistente social, f. 108
3. O impacto da formação do assistente social em Angola, f. 118
3.1. A nível profissional de serviço social, f. 119
3.2. A nível de serviços e dos beneficiários da intervenção, f. 122
3.3. A nível do processo de institucionalização, f. 128
3.4. A nível do compromisso sócio-político, f. 131
Anexo 1. Mapa de Angola
Anexo 2. Guião
Anexo 3. Entrevistas
Anexo 4. Currículos
Documentos

Continúe a consultar in
http://aleph.lis.ulusiada.pt/F?func=direct&doc_number=000205192&l_base=lus01