domingo, julho 05, 2009

Investigação Social : Gravidez na Adolescência

Maternidade Precoce Silencia o Lazer de Adolescentes
Denise Raquel Rohr*
deniseraquelrohr@yahoo.com.br
Maria Simone Vione Schwengber
simone@unijui.edu.br
(Brasil)


A gravidez na adolescência não se constitui como um acontecimento recente na Sociedade Ocidental. No século XIX e início do século XX, as meninas-mulheres casavam-se entre 13 e 14 anos, e eram educadas para serem esposas, mães e cuidar da casa. Hoje a gravidez na adolescência continua a acontecer, porém, o que a diferencia é que se alteraram os padrões de fecundidade da população feminina, e ocorreram redefinições na posição social das mulheres, gerando novas expectativas para as jovens no tocante a escolarização e a profissionalização. Assim, nosso objetivo foi identificar como e de que modo as meninas lidam com as condições corporais, adolescentes/jovens e grávidas, e, sobretudo, quais os impactos em suas trajetórias de vidas sociais [lazer]. Do movimento de análise, podemos focalizar alguns resultados: que após a gravidez, os tempos e espaços sociais como os de lazer das jovens-mães pesquisadas, restringem-se ainda mais à domesticidade (a esfera familiar). O tempo dedicado para o lazer é usado de modo diferente entre as jovens e seus companheiros, sendo atravessado por fatores como as diferenças de gênero, pois são elas as mais afetadas no seu tempo de lazer, uma vez que assumem um maior cuidado para com seus filhos.

Unitermos: Gravidez. Maternidade. Juventude. Gênero. Lazer.



Abstract

Pregnancy during adolescence is not a recent situation in the Western society. In the nineteenth century and early twentieth century, girls used to marry when they were 13-14 years old, and they were raised to be housewives and mothers. Today pregnancy during adolescence is still found, but what makes it different is that patterns of fecundity of female population have changed, and women’s social position has been redefined, generating new expectations among young women as to their education and professional careers. The aim of this study is to identify how girls have dealt with body conditions, considering which impacts motherhood has had on their social lives. From the analysis, we can visualize some results: after pregnancy, social times and spaces, such as leisure of the young mothers researched, have been even more limited to the family circle. Time devoted to leisure activities is used in a different way by young women and their mates. It is crossed by some factors, such as gender differences, since young women have been more affected in their leisure time, because they are supposed to look after their children.

Keywords: Motherhood. Pregnancy. Adolescence. Gender. Leisure
Continue a consultar esta tese in

http://www.efdeportes.com/efd133/maternidade-precoce-silencia-o-lazer-de-adolescentes.htm

O Serviço Social em Moçambique

Mensagem do Director da Faculdade de Educação e Comunicação
A Faculdade de Educação e Comunicação, como o próprio nome sugere, é uma unidade da Universidade Católica de Moçambique (UCM) que está vocacionada na formação de Jovens, sem necessariamente excluir os velhos, nas áreas de Educação e Comunicação. A caminhada para esta nobre vocação começou em 1998, desde então cerca de 625 certificados e diplomas nos níveis de Bacharelato, Licenciatura e Mestrado foram atribuídos aos jovens que satisfizeram os requisitos para o efeito.

A Educação, como é do conhecimento de todos nós, foi, é, e sempre será um dos maiores, se não o maior instrumento, na luta contra o subdesenvolvimento. Consciente da importância da Educação, a nossa Faculdade, particularmente o nosso departamento de Educação aposta, na provisão de uma educação de qualidade. Os nossos graduados saem sabendo: conhecer ou saber, fazer, ser e estar; principais requisitos para uma contribuição valiosa para a construção e manutenção sustentada de uma sociedade sã e harmoniosa.

Para cumprir com a sua missão, a Faculdade investe na contratação de docentes altamente qualificados, no uso de métodos de ensino inovadores, no uso da tecnologia, entre outros. Os nossos estudantes recebem um tratamento e acompanhamento VIP, condição sine qua non para o desenvolvimento das suas capacidades e excelente aproveitamento pedagógico.

A Faculdade de Educação e Comunicação, particularmente o seu departamento de Educação, já é um ponto de referência por excelência, pela qualidade dos seus programas. Os nossos graduados estão altamente enquadrados no mercado de trabalho, onde desempenham funções de alta responsabilidade e ocupam cargos de destaque.

O nosso desafio, de hoje em diante, é de nos colocarmos entre os melhores provisores de cursos e serviços na área de educação, a nível internacional. Sendo já um centro de excelência na área de ensino, a nossa visão é ser até 2013 um centro de excelência nas áreas de ensino e pesquisa.

Se o estimado leitor estiver interessado em contribuir para a construção de um mundo melhor, lembre-se que dificilmente o fará se não der importância à Educação. Temos a maior certeza que o leitor reconhece e dá a devida importância à educação.

Visite-nos e nós o receberemos com muita pompa.
Bacharelato em Serviço Social (BA) – Nocturno

Disciplinas:

Português
Inglês I
História do Serviço Social I
História Económica de Moçambique
Introdução ao Trabalho Cientifico
Introdução à Sociologia
Introdução a Psicologia
Informática
Introdução ao Direito
Demografia Social (População e Território)
Inglês II
Fundamentos Metodológicos do Serviço Social I
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Antropologia Cultural
Direito e Legislação Social (Direito de Família-Direito Social)
Educação Sócio-Sanitária
História do Serviço Social II
Práticas de Serviço Social
Português II
Inglês III
Inglês IV
Fundamentos Metodológicos do Serviço Social II
Fundamentos Metodológicos do Serviço Social III
Sociologia da Organização Social
Planificação Social
Estatística para as Ciências Sociais
Desenvolvimento Comunitário
Política Social
Educação de Adultos
Desenvolvimento Sócio-Económico (Economia+Economia Social)
Necessidades Educativas Especiais
Métodos e Técnicas de Investigação Social
Pedagogia Social
Supervisão e Inspecção em Serviços Sociais
Administração Social
Psicologia Social
Psicologia Organizacional
Direitos Humanos
Técnicas de Comunicação e Informação
Planificação, Monitoria e Avaliação de Projectos Sociais
Seminário de Intervenção em Serviços Sociais
Ética e Serviços Sociais
Psicopatologia
Trabalho Final do Curso (Estagio e Relatório de Estagio ou Projecto de Pesquisa ou Projecto de Intervenção Social)


Licenciatura em Serviço Social (Lic) – Nocturno

Disciplinas:

Deontologia Profissional
Seminário de Orientação (Projecto do Trabalho de Fim de Curso ou Projecto de Estágio)
Estágio Integral
Trabalho Final do Curso (monografia ou uma disciplina adicional e exame global)
in