quinta-feira, janeiro 31, 2008

Aluna de Servico Social da Capes ( Brasil) Laureada com Premio CAPES 20007

Solange Maria Teixeira, foi eleita a melhor
autora na área de Serviço Social




Por: Ascom UFMAData de Publicação: 31 de janeiro de 2008
Índice Texto Anterior Próximo Texto

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) divulgou os nomes dos vencedores da edição do ano de 2007 do Prêmio Capes de Tese. A estudante do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA,, entre concorrentes de todo o país.Para obter o título de doutora, ela realizou uma pesquisa com o tema: “Envelhecimento do trabalhador no tempo do capital: problemática social e as tendências das formas de proteção social na sociedade brasileira contemporânea”, sob a orientação da professora da UFMA Marina Maciel Abreu, doutora em Serviço Social.Os prêmios concedidos incluem diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano para Solange Teixeira e auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para a orientadora.A iniciativa da Capes visa destacar as melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos de originalidade e qualidade. Ao todo, foram inscritas 417 teses.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Fernando Carvalho Silva, explicou que a Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade receberá uma distinção da Capes. “Esse prêmio deve ser comemorado. Devemos valorizar nossa produção científica”, comentou.

terça-feira, janeiro 29, 2008

Cpihts Publica Tese de Mestrado sobre Processo de Realojamento e Apropriação do Espaço num Bairo Multi-Étnico


Processo de Realojamento e apropriação do Espaço
num Bairro Multi-étnico


Hélia Augusta Correia Carneiro

Palavras Chave: Realojamento, Apropriação do Espaço, Satisfação Residencial, Etnia e Cultura.
A presente pesquisa apresenta o estudo de uma amostra de nove agregados familiares de diferentes grupos étnicos: africanos, indianos e lusos, provenientes do Bairro Quinta da Vitória, concelho de Loures, realojados no contíguo Bairro Social na Av. Alfredo Bensaúde, em Lisboa.

Com este trabalho pretende-se compreender o processo de realojamento e apropriação dos novos espaços habitacionais pelas famílias pertencentes a diferentes grupos étnicos. Analisa-se, pois, o modo como se traduz esta mudança na melhoria das condições de vida e de bem estar destas famílias, quando confrontadas com uma nova realidade residencial e habitacional, nomeadamente a forma como estes agregados se apropriam dos espaços domésticos e envolventes, influência nas redes familiares e referências religiosas, o modo como os diferentes grupos culturais se relacionam entre si, em suma: a satisfação residencial dos novos moradores, dirigida à casa e ao bairro, compreendendo a forma como estes avaliam e percepcionam o seu espaço habitacional.
Os resultados apurados indicam que as famílias revelaram uma satisfação bastante elevada relativamente ao novo espaço privado, a casa. Por outro lado, as vantagens dos novos espaços domésticos, como a melhoria de condições de habitabilidade, confrontam-se com a aquisição de novas responsabilidades, tais como as despesas correntes e a relação e os compromissos com os vizinhos.
ABSTRACT


Key -Words: Relodgings, Appropriation of the Space, Residential`s Satisfaction, Ethnic group and Culture.
The research now presented focused on the study of a sample of nine families of different ethnic groups: Africans, Indians and Portuguese, from Bairro Quinta da Vitória, Loures, reinstalled in the adjacent Bairro Social, in Av. Alfredo Bensaúde, Lisbon.
The main objective was to understand the modus operandi of reinstallation and appropriation of new residential spaces by the families belonging to different ethnic groups. We studied the way this change translates in the enhancement of life conditions and well­‑being of these families, when faced with a new residential reality, namely the way these family groups get hold of the domestic and adjacent spaces, the influence in the family networks and religious references, the way the different groups interrelate, in a word: the residential satisfaction of the new inhabitants, directed towards the house and the quarter, understanding the way they judge and evaluate their residential space.
The results seem to indicate a considerable satisfaction concerning the new private space, the house. On the other way, the advantages of the new domestic spaces, such as the habitability conditions, are faced with the acquisition of new responsibilities, such as current expenses and relations and commitments with the new neighbors.

segunda-feira, janeiro 28, 2008

HUMILHAÇÃO Alvorecer do Assistencialismo

HUMILHAÇÃO
Alvorecer do assistencialismo



Os cravos vermelhos de Abril, símbolo e inspiração da liberdade contra a oligarquia, andam a ser engolidos, devastados ou substituídos por bolacha Maria, queijinhos triangulares, arroz, cuja marca é Ajuda CE – Programa 2007, Intervenção do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social – Execução e Controlo do IFADAP/INGA e certificação Venda Proibida.

São público-alvo, segundo a gíria técnica, os utentes do RSI, pensionistas, reformados idosos, pobres. Por azar do destino, alguns dos produtos referidos já me foram oferecidos, no intervalo de um mês, por um casal de octogenários que me tratam como filho. Sinto-me privilegiado por esta abundância, bafejado enquanto criatura que trabalha as políticas sociais como professor de técnicos superiores. Senhoras e senhores assistentes sociais e outros licenciados da intervenção social e cultural, a humilhação imposta ao cidadão justificaria o vosso despedimento por justa causa, segundo a Constituição da República de Abril. É conhecida, desde há muito, a vossa defesa que tem barbas: os ditos são porcos, maus, feios e ingratos face a tanta excelsa consagração dos seus direitos sociais.

Regresso do assistencialismo que, segundo os ideólogos da ditadura, a assistência é a distribuição da esmola, a previdência é a satisfação dos direitos devidos ao trabalhador. Reemergência da “caridade” como feito de um Estado de direito democrático, quando a banca explode em lucros e a bolsa global distribui equitativamente a miséria por milhões, em actos mediaticamente exibidos. A liberdade enruga-se. A tirania engorda-se.

Se o Cristo, na cruz crucificado, fosse entrevistado pela TVI, que posição tomaria?
Tendo-o particularmente consultado, aconselhou-me: leia o Rio das Flores, do filho de Sophia de Mello Breyner Andresen, na página 543, que reza o seguinte:

A caridade é um luxo de ricos, um prazer exclusivo de quem nasceu rico. A consciência de quem nasceu pobre não se apazigua com essa facilidade, pelo contrário, só desassossega.

O Cristo prosseguiu, em seu jeito socrático: apesar dos dissabores e da violência e das macias vozes que escuta, a caridade é anti-democrática, é desumanização. Escute, caro concidadão, a justiça é o primeiro dever da caridade como os meus discípulos escreveram e como disse, no século dezanove, passados quarenta anos sobre o Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels, Leão XIII, chefe de uma religião de nome católica, em Rerum Novarum. Nesta carta foi lúcido, em parte, apesar de cumpliciar com a canalhada do capitalismo selvagem, para utilizar a sua expressão. Papa, qual papalvo!

Com votos de Bom Ano, deixo-o entregue ao Rio dos Cravos, cravos que bem senti em minha escultura de morte.


Almada, 27 de Janeiro de 2008
Ernesto Fernandes