segunda-feira, agosto 15, 2011

Leitura de Férias: A Velha Questão Social José Adelino Maltez no DN 5 de Agosto

Quando o jovem Afonso Costa, na sua dissertação académica de 1891,“ A Egreja e a Questão Social” assumia o hibridismo da colectivização social, mas sem estatização da economia, ele estava a profetizar um modelo que se tornou dominante entre nós, do salazarismo ao presente “ ismo” do social e das respectivas armadilhas. Porque todos os que podem, livremente, fazer, da política um distanciado objecto de análise, conseguem notar que, na prática, as teorias dos programas eleitorais e das ideologias invocadas são sempre outras. Basta recordar, seguindoVitorino Magalhães Godinho, que, em 1832, os rendimentos das ordens religiosas andavam pelos 1162 contos, enquanto o Estado recolhia apenas 1600 contos em impostos directos. Isto é, as políticas públicas eram exercidas fundamentalmente pelo clero e nobreza, do ensino à saúde, incluindo a segurança e a defesa. Por outras palavras, por cá, tanto foram os liberais que implantaram o Estado como, depois, vai ser Salazar a instituir o que, meio século antes, fora semeado por Bismarck. Tal como, depois, vão ser os socialistas de Soares a pôr o socialismo nacionalizador na gaveta e a iniciar a era das privatizações e de acordos neofeudais com as forças vivas de umaeconomia privada que nos condicionou sem mercado. Infelizmente, a peneira das ideologias não consegue tapar-nos o sol de um dos nossos falhanços estruturais: a existência de umaclasse média geradora de receitas fiscais, porque ela é cerca de um quarto dos que estão abaixo do limiar da pobreza e paga mais de metade dos impostos.
Daí o perigo da insustentabilidade do sistema, em que quase um milhão de eleitores bailarinos costumam passar do PS para o PSD, e vice-versa, os tais self-made man menque ....

etc

Entre Proteção e Punição - O Controle SocioPenal dos adolescentes Novo Livro em Serviço Social




Prezado Professor(a),
A Editora Unifesp, desde a sua criação em 2008, dedica-se à promoção e divulgação do conhecimento, publicando não apenas trabalhos oriundos da universidade que lhe empresta o nome, mas, por princípio, textos acadêmicos que se destacam pela excelência e seriedade. Tem por objetivo, assim, não apenas servir aos leitores universitários, mas ao público de maneira geral.
Sua mais recente publicação é o livro intitulado Entre Proteção e Punição: o Controle Sociopenal dos Adolescentes, de Maria Liduina de Oliveira e Silva*.
A obra tem por objeto o controle social e penal que o Estado brasileiro exerce sobre adolescentes pobres, advindos da periferia do sistema capitalista e em conflito com a lei, utilizando como referencial teórico o materialismo histórico, sobretudo em autores como Marx e Mészáros.

*A autora, Maria Liduina de Oliveira e Silva, é professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Unifesp, campus Baixada Santista. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), regional de São Paulo e Mato Grosso do Sul (gestão 2009-2010). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Criança e Adolescente, liderado pela profa. Myrian Veras Baptista da PUC-SP, e sua trajetória acadêmica e profissional está vinculada aos direitos humanos de crianças e adolescent
Abaixo, o release do livro com os contatos da editora.

http://editoraunifesp.wordpress.com/