O LUGAR DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DA/O ASSISTENTE SOCIAL
Maria Regina de Avila Moreira
Marlise Vinagre Silva; (marlisevinagre@ig.com.br);
Rosana Mirales (mirales@uol.com.br);
Teresa Kleba Lisboa (tkleba@cse.ufsc.br).
Resumo
O objetivo é refletir sobre a incorporação do gênero na formação profissional da(o) assistente social, explicitando possíveis entendimentos orientadores do debate. O desafio é a garantia da direção social na construção histórica do projeto ético-político do serviço social brasileiro, que encontra referência no código de ética. O ponto de partida é que gênero é um tema transversal e constitutivo da natureza profissional, uma vez que esta se constitui majoritariamente por mulheres, sendo a história da profissão também a história das mulheres. Busca-se gerar elementos para argumentar que o conteúdo relacionado ao debate de gênero é parte constitutiva dos núcleos de fundamentação das Diretrizes Curriculares.
Palavras-chave: gênero, formação, “questão social”, projeto ético-político, emancipação.
Abstract
The objective is to reflect about the gender incorporation in the social worker professional formation expliciting possible guidance understandings of the debate. The challenge is the direction consolidation in the historical construction of the ethical-political project in Brazilian social work, which finds its reference in the ethics code. The starting point is that gender is an oblique and constituent theme of professional nature, once it is constituted mostly by women, being the history of the profession also a women's history. We try to generate elements to discuss if the content related to gender is part of the fundament nucleus of Curricula directions.
Keywords: gender, formation, “social-question”, ethical-political project, emancipation.
O objetivo é refletir sobre a incorporação do gênero na formação profissional da(o) assistente social, explicitando possíveis entendimentos orientadores do debate. O desafio é a garantia da direção social na construção histórica do projeto ético-político do serviço social brasileiro, que encontra referência no código de ética. O ponto de partida é que gênero é um tema transversal e constitutivo da natureza profissional, uma vez que esta se constitui majoritariamente por mulheres, sendo a história da profissão também a história das mulheres. Busca-se gerar elementos para argumentar que o conteúdo relacionado ao debate de gênero é parte constitutiva dos núcleos de fundamentação das Diretrizes Curriculares.
Palavras-chave: gênero, formação, “questão social”, projeto ético-político, emancipação.
Abstract
The objective is to reflect about the gender incorporation in the social worker professional formation expliciting possible guidance understandings of the debate. The challenge is the direction consolidation in the historical construction of the ethical-political project in Brazilian social work, which finds its reference in the ethics code. The starting point is that gender is an oblique and constituent theme of professional nature, once it is constituted mostly by women, being the history of the profession also a women's history. We try to generate elements to discuss if the content related to gender is part of the fundament nucleus of Curricula directions.
Keywords: gender, formation, “social-question”, ethical-political project, emancipation.
[1] Texto apresentado em mesa temática coordenada no X Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, realizado em dezembro de 2006, em Recife, Brasil.
http://www.cpihts.com/PDF02/O%20lugar%20de%20gênero%20na%20formação%20d@%20assistente%20social.pdf
http://www.cpihts.com/PDF02/O%20lugar%20de%20gênero%20na%20formação%20d@%20assistente%20social.pdf
in