quinta-feira, setembro 16, 2010

Curso de Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade do Porto Teve Mais candidatos

O curso de Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade do Porto foi aquele que teve mais candidatos por vaga no ensino superior público. Só um em cada seis alunos que o indicaram como primeira opção conseguiu entrar. Eram 302 candidatos para 50 vagas.

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto arrancou, no ano lectivo de 2006/2007 com a primeira licenciatura no país em Criminologia. Curso que, além desta faculdade, só existe em alguns estabelecimentos privados.


Nas listagens sobre o acesso ao ensino superior, no que toca à primeira fase, há um parâmetro que diz respeito ao índice de satisfação da procura. E é aqui que se verifica que o curso de Criminologia da Faculdade de Direito teve o maior número de candidatos por vaga disponível, no que concerne apenas à primeira opção indicada pelos alunos.

A procura é seis vezes maior do que as vagas ou, por outras palavras, apenas um sexto dos alunos que queriam, em primeiro lugar, entrar naquele curso o conseguiu fazer. A conclusão é óbvia: a oferta é insuficiente, o que poderá, segundo fonte da universidade, servir de argumento para um aumento das vagas no curso de Criminologia do Porto ou mesmo para a ponderação de outros a criar no país.


Na listagem nacional de cursos, surgem o Instituto Superior da Maia, a Universidade Fernando Pessoa e a Universidade Lusíada (Porto) com Criminologia.
Quanto ao índice sobre a procura na primeira fase, o curso da Faculdade de Direito lidera, com 6,04. Valor a que o Ministério do Ensino Superior chega dividindo os 302 candidatos em primeira opção pelas 50 vagas. A explicar a procura pode estar o "boom" de séries televisivas dedicadas à investigação criminal, como as da CSI, embora os responsáveis pelo curso recusem a comparação.


Quanto à eventualidade de os alunos procurarem entrar em Criminologia para depois mudarem para Direito, fonte ligada ao processo disse ao JN que as notas revelam uma vontade legítima na escolha. O último candidato para Criminologia entrou com 170,6. E a nota mínima em Direito foi de 160,6. Ou seja, alunos que indicaram como primeira opção o curso de Criminologia teriam nota para entrar em Direito na mesma faculdade. Quanto a 2009/2010, a nota do último candidato foi de 168,8. O número de vagas manteve-se.


O índice deste ano mostra que houve mais candidatos por vaga (na primeira opção) em cursos que não são tradicionalmente os mais conhecidos. Depois da Criminologia, surgem Ciências da Comunicação (Universidade Nova de Lisboa), Educação Básica (Universidade da Madeira), Design de Comunicação ( Universidade de Lisboa) e Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Instituto Politécnico do Porto).

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1663437

Serviço Social Revista PUC VIVA dedicada à Declaração dos Direitos Humanos