Salto comemora Dia do Assistente Social
O Dia do Assistente Social é comemorado em 15 de maio, data em que no ano de 1891 o Papa Leão 13 publicou a Encíclica "Rerum Novarum" ("Das Coisas Novas"), apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Foi a primeira Encíclica Social já escrita por um papa e marcava o posicionamento da Igreja frente aos problemas que dominavam a Europa no final do século XIX principalmente com as novas relações do trabalho.
Para celebrar a data, o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) realizará uma palestra com a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), no campus V, em Salto, no dia 5 de junho.
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, a ex-prefeita de São Paulo irá abordar os desafios da profissão para um público formado pela equipe técnica da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Salto e alunos do curso de Serviço Social do CEUNSP.
Erundina integrou as Ligas Camponesas na Paraíba – estado onde nasceu – que lutavam por direitos sociais e liberdade. Perseguida pela ditadura militar, veio para São Paulo em 1971. Na periferia da capital paulista, reencontrou o povo nordestino na mesma situação de pobreza e opressão.
Fez mestrado em Ciências Sociais na Fundação Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo e é uma das fundadoras do PT. Em 1982, elegeu-se vereadora e quatro anos depois, deputada estadual. Em 1988, foi eleita prefeita de São Paulo. Em 1993, depois do impeachment do presidente Collor, foi nomeada ministra da Secretaria da Administração Federal. Em 1998, já pelo PSB, foi eleita deputada federal por São Paulo, sendo reeleita em 2002 e 2006.
A coordenadora do curso de Serviço Social acredita que a experiência da deputada em sua trajetória de luta irá provocar amplas reflexões. “A Erundina tem uma grande vivência em realidades diversas e adversas e pode contribuir muito para o crescimento destes profissionais e futuros profissionais do Serviço Social, uma profissão que é tão belíssima quanto difícil, por enfrentar duras realidades”, comenta Marisa.
A palestra de Luiza Erundina acontece a partir das 10 horas,
no Auditório do Núcleo de Prática Jurídica,
Largo da Matriz, 273. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-109535.
no Auditório do Núcleo de Prática Jurídica,
Largo da Matriz, 273. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-109535.