quarta-feira, outubro 03, 2007

Serviço Social Estudantes Rap Che Guevara

Parar Bolonha e o Estudante Jose Manuel Durão Barroso






José Manuel Durão Barroso [actualmente presidente da Comissão Europeia] falando [algures nos anos 70] após um plenário de alunos da Faculdade de Direito de Lisboa [em que Durão era um dos líderes da FEM-L (Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas), a "jota" do PCTP-MRPP]: "Inter-Comissões de Luta ... fazer avançar a luta ... conduz no sentido correcto a luta ... medida [do Governo] não é mais do que o reflexo da crise do sistema do ensino burguês ... medida que é inteiramente incorrecta, anti-operária e anti-popular, que lança estudantes contra trabalhadores e trabalhadores contra estudantes".
--Publicada por Nelson Fraga em Parar Bolonha a 10/02/2007 11:07:00 P

terça-feira, outubro 02, 2007

Serviço Social Violência Atendimento de Jovens e Crianças no Hospital

Agressão é o crime mais freqüente entre crianças e jovens atendidos no HR
Todos os dias, histórias de violência contra crianças e adolescentes circulam pelos corredores do Hospital da Restauração. Na maior emergência de Pernambuco, são registrados de 30 a 35 casos por mês. As vítimas chegam com problemas físicos e emocionais gerados em casa, na comunidade onde vivem e até nas ruas, onde moram meninos e meninas que abandonaram a família ou foram abandonados por ela.
O Serviço Social do HR analisou 462 casos de jovens atendidos no ano passado e descobriu que agressões são os crimes mais freqüentes cometidos contra crianças e adolescentes. Em um ano, foram 199 ocorrências tendo como causa agressão, principalmente por arma de fogo e espancamento. 175 crianças e adolescentes vieram para o hospital por causa de negligência, dos pais ou responsáveis e 15 de abuso sexual.
O Serviço Social também traçou um mapa das cidades de onde vem o maior número de meninos e meninas que são atendidos no HR: 176 vítimas vieram do Recife, 59 de Olinda, 38 de Jaboatão dos Guararapes e 18 de Paulista.
O atendimento de graça no hospital público é a salvação para quem não pode pagar um plano de Saúde. A pesquisa analisou a renda da família das vítimas e descobriu que muitos meninos e meninas são de famílias que não têm salário fixo: é o caso de 19 delas. Outros 28 são de famílias que ganham menos de um salário mínimo e há também grupos de 26 pacientes vindos de famílias que ganham de um a três salários mínimos por mês.
Um adolescente, de 16 anos, de família pobre da Zona da Mata de Pernambuco, estava com um amigo, num canavial, quando foi atingido por um tiro nas costas. "Na hora que a gente cortou a cana, tinha dois caras armados escondidos dentro do mato. Ele saiu, atirou nas minha costas. Meteu bala nele (no amigo) e em mim. Então eu caí no chão", lembra o jovem. “o caso desse menino é típico e vai para o conselho tutelar e GPCA porque a gente precisa que algumas medidas sejam tomadas para que essa situação não venha a reincidir, que esse menino não continue sofrendo esse tipo de violência", diz Lúcia Souza, assistente social.
No HR há uma rede de proteção para acompanhar os casos que envolvem crianças e adolescentes. Assistentes sociais passam horas conversando com parentes das vítimas. A avaliação do caso começa no momento em que eles entram no hospital. "Quando eles chegam nesse primeiro momento que ainda não ta definido onde ele vai ficar, principalmente as vítimas de trauma dos acidentes, eles ficam aguardando o profissional do serviço social que faz o acolhimento e interpreta a rotina e o perfil do hospital", explica a assistente social Maria das Graças Rodrigues.
A Associação dos Amigos da Pediatria, que funciona dentro do HR, promove atividades que envolvem pacientes e acompanhantes. O trabalho funciona na base da solidariedade. Meninos e meninas em tratamento também são convidados a entrar no mundo de sonhos e brinquedos. Um mundo que está por trás de uma porta no corredor da enfermaria. A brinquedoteca montada pela ONG Hospitalhaços oferece o que nem sempre esses pequenos pacientes encontram nas comunidades onde moram. "A gente faz festas de natal, dia das crianças, a gente precisa de brinquedos novos para que a gente presenteie essas crianças. Pode até ser usado, contanto que esteja em bom estado, não pode estar quebrado nem sujo", diz Marluce Soares, supervisora da ONG.
da Redação do pe360graus.com

III Congresso Mundial de Mediação

ORGANIZACIÓN III CONGRESO MUNDIAL DE MEDIACION



La Red de Centros de Mediación de Chile A.G., persona jurídica de derecho privado, del Ministerio de Economía, Fomento y Reconstrucción, Nº 3733, del 19/10/06, a corde a sus objetivos de promover la mediación ha aceptado la responsabilidad otorgada para la organización del III Congreso Mundial de Mediación a realizarse en Chile entre los días 22 al 27 de octubre de 2007.

Este magno evento se realizará en Valparaíso entre los días 24 al 27 de octubre de 2007 y tendrá la participación de congresistas de 15 países.

Durante los días previos 22 y 23 se realiza el Pre congreso con un desarrollo de 22 Talleres de profundización en las ciudades de La Serena, Valparaíso, Santiago, Concepción y Temuco.

Entidades Convocantes:
§ Universidad de Sonora México
§ Instituto de Mediación de México S.C.
§ Red de Centros de Mediación de Chile A.G .

Entidades Adheridas:
Centro Internacional de Estudios Sobre Democracia y Paz Social (Argentina)
Instituto de Mediación y Arbitraje de Brasil
Instituto de Mediación y Arbitraje de Portugal
Asociación Nacional de Funcionarios y Exfuncionarios para la Atención de Menores Infractores (México)
Consejo de Defensa de Chile
Centro de Arbitraje y Mediación de la Cámara de Comercio de Santiago

PATROCINIO
Ministerio de Justicia
Sernatur
Gobierno Regional de Valparaíso
Superintendencia de Salud

ENTIDADES COLABORADORAS
Pontificia Universidad Católica de Chile
Universidad La Serena
Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
Universidad de Concepción
Universidad Católica de Temuco
Universidad Cardenal Silva Henríquez
Ilustre Municipalidad de Recoleta
Otec Ecarh
Otec Andec Chile
Mediale
Consejo Provincial del Colegio de Asistentes Sociales Elqui
Centro CREA deTemuco
Corporación de Asistencia Judicial de Valparaíso
Colegio de Mediadores de Chile A.G.

A este magno evento se han unido el, Ministerio del Interior, Ministerio Público, Defensoría Nacional Pública, Sernam, SENAME, Academia Judicial, entre otras entidades públicas que están apoyando la difusión.


segunda-feira, outubro 01, 2007

El Trabajo Social Internacional

NOVEDADES EN LIBROS

TRABAJO SOCIAL INTERNACIONAL


EDITORIAL LUMEN HVMANITAS

SERA PRESENTADO EN EL XXIV CONGRESO NACIONAL DE TRABAJO SOCIAL MENDOZA, el dia VIERNES 5 DE OCTUBRE a las 17 y 30 horas por su Director JEAN PIERRE DESLAURIERS y MARIA CRISTINA MELANO, Co-autora,

EL TRABAJO SOCIAL INTERNACIONAL es un texto que renune a los autores MARIA CRISTINA MELANO de Argentina,JEAN PIERRE DESLAURIERS,YVES HURTUBISE de Canadá,RAUL EDUARDO LOPEZ,MANUEL RIBEIRO,MARTHA LETICIA CABELLO de México,JEANNETTE HERNANDEZ BRICEÑO,OMAR RUZ AGUILERA de Chile,MARIA CARMELITA YAZBEK,MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY de Brasil,LIA SANICOLA de Italia,CHARLES CHALVERAT,KLAUS KÛHNE de Suiza,GILLES RONDEAU,DELPHINE COMMELIN de Quebec,BRIGITTE BOUQUET de Francia,JOSE VICENTE PEREZ COSIN,JOSE RAMON BUENO ABAD de España,FRANCISCO BRANCO,ERNESTO FERNANDES de Portugal y RENEE BROCAL de Belgica.