quarta-feira, outubro 07, 2009

Serviço Social:Instituições de Assistência Social e Imigração Judaica

Instituições de assistência social e imigração judaica
Roney Cytrynowicz
Pesquisador do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (SP)
Rua Pedro Américo, 32/14B, 01045-010
São Paulo – SP Brasil
RESUMO
Entre as décadas de 1910 e 1930, foram fundadas várias instituições assistenciais ligadas à imigração judaica em São Paulo, que definiram, de certa forma, os contornos de uma 'comunidade'. A primeira instituição assistencial foi a Sociedade Beneficente das Damas Israelitas, fundada em 1915, e a ela se seguiram várias outras com diferentes perfis e modelos de atendimento, incluindo dois 'lares' de criança, uma policlínica e um sanatório para tuberculosos. Essas instituições ocuparam um espaço de assistência não preenchido pelo Estado, e sua atuação esteve na linha de frente das discussões e tensões em torno do modelo e da problematização do viver em 'comunidade' (entre a filantropia e o controle social) e de diferentes projetos de inserção social e cultural dos imigrantes no Novo Mundo.
Palavras-chave: história da assistência social, história do serviço social, imigração, imigração judaica, historiografia da imigração, história das entidades assistenciais judaicas.
(...)

terça-feira, outubro 06, 2009

Praxes e Violência nas Universidades: A Culpa Não Pode Morrer Solteira

A culpa não pode morrer solteira

Luísa Teresa Ribeiro
Diogo Macedo tinha 22 anos e era aluno do 4.ª ano de Arquitectura na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. Morreu em 2001 devido a lesões cérebro-medulares, numa noite em que foi ter com a tuna académica, na qual há anos era sujeito a repetidas praxes. Depois de o processo-crime contra elementos da tuna ter sido ser arquivado, o Tribunal Cível de Famalicão responsabilizou agora a universidade por omissão de acção no caso do homicídio do jovem, condenando a Lusíada a pagar à família uma indemnização de 90 mil euros.
Ana Sofia Damião foi forçada a despir-se na rua, a simular relações sexuais com colegas e a insultar os pais, durante a praxe no Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros, em 2002. Denunciou os abusos e acabou por ser repreendida pela instituição de ensino. Na sequência deste caso, teve de mudar de faculdade. Sete anos depois, o Supremo Tribunal de Justiça condenou o estabelecimento a pagar uma indemnização de 38 mil euros.
Ana Francisco Santos foi coberta com excrementos de porco e obrigada a fazer o pino sobre um bacio cheio de bosta de vaca, mergulhando nele a cabeça, na Escola Superior Agrária de Santarém, em 2002. O caso seguiu para a justiça e o Tribunal da Relação de Évora condenou seis membros da comissão de praxe por co-autoria do crime de ofensas à integridade física qualificada e um outro por coacção. As multas variam entre 640 e os 1600 euros.No início de mais um ano lectivo, o ministro do Ensino Superior voltou há dias a avisar as instituições de ensino que não tolerará «práticas de humilhação e de agressão física e psicológica de índole manifestamente fascista e boçal», prometendo remeter para o Ministério Público os casos de que tiver conhecimento. Repetir anualmente estas ameaças não chega. É preciso acções concretas para que a história da praxe não continue a ser feita à custa de muito sofrimento. A praxe passou a ser contemplada no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, pelo que os estabelecimentos não podem assobiar para o ar, como se nada tivessem a ver com o assunto. Os crimes estão tipificados no nosso ordenamento jurídico, pelo que urge fazer com que a justiça funcione. E há casos que merecem condenações que vão muito para além das multinhas simbólicas...
[Publicado no DM de 06.10.2009]

segunda-feira, outubro 05, 2009

NOTICIAS DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA GRANDE IDADE

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO /OUTUBRO DE 2009

• CURSO GESTÃO DE LARES E CASAS DE REPOUSO Existem ainda disponíveis CINCO VAGAS para o 5º CURSO DE GESTÃO DELARES E CASAS DE REPOUSO que se inicia a 21 de Novembro.
Após o sucesso das 3 primeiras edições deste Curso, a Associação decidiu promover a 4ª edição, cujo número de inscritos ultrapassoutodas as expectativas, obrigando a abrir a 5ª edição do Curso, que poderá ser a ultima neste modelo e com o actual custo.
A 5ª EDIÇÃO DO CURSO INICIA-SE A 21 DE NOVEMBRO, PROLONGANDO-SE ATÉ 19DE DEZEMBRO. AS SESÕES DE FORMAÇÃO REALIZAM-SE AOS SÁBADPOS DAS 9 ÀS18 HORAS E AS INSCRIÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES ENCONTRAM-SE EM:http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/?page_id=82• NOVA FORMAÇÃO. ÚNICA A NIVEL NACIONALA AAGI – ID vai lançar em Janeiro de 2010 o 1º CURSO DE GESTÃO DEQUALIDADE E BOAS PRÁTICAS EM LARES DE IDOSOS E CASAS DE REPOUSO.Este curso terá uma carga horária de 40 horas e representará oprincipal instrumento para a implementação dos manuais de boaspráticas e qualidade da Segurança Social. O conteúdo programático docurso, incidirá sobre a aplicação dos manuais em qualquer Instituiçãosocial, pública ou privada, demonstrando a evidência dessa aplicaçãoatravés do seu enquadramento em contexto prático.AS PRÉ-INSCRIÇÕES PODERÃO INICIAR-SE ATRAVÉS DO MAIL DA ASSOCIAÇÃO:associacaoamigosdagrandeidade@gmail.com• PROJECTO SETUBAL: CIDADE AMIGA DAS PESSOAS IDOSASPara quem pensava que este projecto tivesse sido apenas uma boaintenção da Associação, poderemos informar que será promovida, embreve, a primeira reunião formal entre os agentes principais para aimplementação deste projecto na Cidade de Setubal. Entretantoapresentamos, pela primeira vez o pré-projecto, podendo consultá-loem:http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/?p=553• 1º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃOAguardamos a cedência de instalações para a realização do 1º ENCONTRODA ASSOCIAÇÃO, que terá a presença de algumas personalidades dasociedade portuguesa, com trabalho relevante desenvolvido na área doenvelhecimento e Pessoas Idosas. Esta iniciativa deverá contar com acolaboração do INR (Instituto Nacional de Reabilitação)http://www.inr.pt/
• PROTOCOLOS E NOVOS ASSOCIADOSA AAGI – ID fechou um protocolo de entendimento para a área daformação com o Instituto Leopoldo Guimarães. Em breve daremos noticiasmais detalhadas sobre este protocolo, aconselhando desde já a visitar o site do Instituto Leopoldo Guimarães em :http://www.institutolg.com/
Finalmente anunciamos que a Associação recebeu o apoio de uma das maisprestigiadas organizações nacionais de promoção de eventos médicos ede saude. Trata-se da ADMEDIC que se associou à Associação e com aqual iremos, no futuro, desenvolver actividades de interesse comum.Poderá consultar o site da ADMEDIC em:http://www.admedic.pt/www/www/index.htm