terça-feira, março 02, 2010

Serviço Social Delinquência na Academia: A Elaboração de Tese

Uma Moda que em Portugal Faz Furor
Não basta Roubar Património Universitário apresentando contas Fraudulentas. Depois de roubar ou alugar bibliotecas para avaliações, a outra moda é Teses de Mestrado e Doutoramento.
Casos de Universidades Públicas e privadas em Portugal começa a incomodar reitores.


Tesis “a medida”: un generalizado repudio y mayor control
Enviado por InforMateDigital. - Videos de noticias alternativas

domingo, fevereiro 28, 2010

Serviço Social Seminário Em Coimbra (Portugal) Sessão de Abertura



SEMINÁRIO
Produção do conhecimento para a intervenção profissional. Contributos do Mestrado em Serviço Social do ISMT
– 25 e 26 Fevereiro de 2010

Em nome dos professores do mestrado em Serviço Social e das comissões organizadoras do Seminário e da Mostra quero cumprimentar o Senhor Governador Civil do Distrito de Coimbra, a Senhora. Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, a presidente da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Socia e o Mestre Vasco Almeida em representação do Conselho Directivo do ISMT.
Quero dar as boas vindas a todos os presentes, professores e investigadores, mestres em Serviço Social, alunos do mestrado e da licenciatura, colegas Assistentes Sociais e convidados.
Começo por agradecer aos professores, investigadores e colaboradores, aos mestres e alunos das sete edições do mestrado em Serviço Social neste Instituto que ajudaram a construí-lo e a consolidá-lo.
As palavras que recebemos, a propósito deste Seminário, da Coordenação do Programa de de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da PUC-SP, a Profª Doutora Carmelita Yasbeck, uma das professoras do 1º curso do mestrado no ISMTem 2001, constituem um reconhecimento institucional do empenho dos docentes deste Instituto em prol da qualidade da formação em Serviço Social no nosso país.
Passo a ler a mensagem:
“Caríssima Alcina,
lamento muito não poder estar em um momento tão significativo para o Serviço Social do ISMT (Instituto Superior Miguel Torga). Aproveito o ensejo para desejar muito sucesso neste evento que, sem dúvida expressa os esforços e conquistas do Serviço Social português, do ISMT e especialmente seus e dos docentes do Mestrado do Instituto.
Como a experiência brasileira demonstra, com a produção de conhecimentos e com o reconhecimento acadêmico da profissão, particularmente no âmbito da investigação, o Serviço Social profissional pode, efetivamente contribuir para o enfrentamento da pobreza e da desigualdade social, grandes desafios do tempo presente. Assim, cada investigação dos docentes, cada dissertação de Mestrado é um contributo inestimável para a construção de uma sociedade melhor.
Querida professora, cumprimento-a com muito reconhecimento e coloco-me, como sempre, à sua disposição para colaborar com esse projeto que muito deve orgulhar o Serviço Social português.
Atenciosamente
Maria Carmelita Yazbek
Vice Coordenadora do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da
Pontifícia Unversidade católica de São Paulo- Brasil. "

Aproveito esta sessão de abertura para relembrar o contexto e os desafios que motivaram a realização deste evento.
Por quê realizar uma iniciativa de natureza científica como esta, que envolve o esforço de largas dezenas de investigadores e, que, ao longo de nove anos de vigência deste curso de mestrado contou com a participação de milhares de assistentes sociais, investigadores, docentes e estudantes no âmbito das suas actividades, tantas delas abertas à comunidade académica e ao público em geral?
Na tentativa de resposta diremos:
1º No contexto da globalização e de crise do ensino superior, com precarização laboral e menosprezo generalizado das actividades docentes e de investigação, é com justiça que se coloca a valorização dos recursos humanos do ISMT e de todas as suas actividades de suporte: desde o esforço por produzir conhecimento, até ao trabalho às vezes invisível, de formiga, de “arrumar” fisicamente os livros na nossa biblioteca.
2º Num contexto de esvaziamento de conteúdos nos programas curriculares das licenciaturas e pós-graduações, o ISMT continua a sublinhar a necessidade de unificar um projecto académico sem se eximir de manter um debate aberto transparente nos seus espaços académicos e científicos. A multidisciplinaridade, como valor que acompanha a autonomia da disciplina de Serviço Social, suficientemente consolidada nas Ciências Sociais e Humanas. A construção do ISMT está suficientemente alicerçada na escola original: Escola Normal Social de Coimbra, fundada em 1937, sob a tutela da JBL, a actual Assembleia Distrital, constituindo-se em património das Ciências Sociais e Humanas em Portugal e na Europa. Por esta razão, reitero a filiação do ISMT à Associação Europeia de Escolas de Serviço Social.
3º No contexto das comemorações republicanas coincidente com as alterações significativas da cidadania da mulher, da criança e do idoso; as alterações à legislação em prol da igualdade, género e orientação sexual, a condição do doente psiquiátrico e as consequentes re-organizações institucionais e alterações ao Código do Trabalho.
4º As tragédias permanentes do foro da natureza levam a que as opções sobre as prioridades do planeta se desloquem do cimento para a protecção, prevenção e previsão dos riscos do planeta terra, como nave desgovernada.
5º A pobreza e as desigualdades no contexto do século XXI, o Ano Europeu de luta contra a pobreza e exclusão recolocam as reflexões sobre o objecto e os objectivos das profissões das Ciências Sociais e Humanas, em particular em Serviço Social e o projecto ético e político dos profissionais.
6º Este Seminário realiza-se ainda no contexto da produção do conhecimento resultante de cerca de meia centena de dissertações do mestrado em Serviço Social deste Instituto, procurando-se fazer a sua divulgação e debate.
Para tal convidámos um elenco de conferencistas que aceitaram o nosso convite e a quem queremos agradecer: a Senhora Secretária de Estado da Igualdade, Mestre Elza Pais que nos honra com a sua presença; o Prof. Doutor Fernando de Sousa, presidente do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, que entretanto, não poderá proferir a sua conferência “No centenário da República” em virtude de se encontrar doente e a quem desejamos rápidas melhoras. O Prof Doutor Carlos Montaño, professor da UFRJ e coordenador nacional de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), uma referência do Serviço Social latino-americano, que se encontra a desenvolver o seu pós-doutoramento, tendo o ISMT como instituição de acolhimento. O nosso colega Prof Doutor Manuel Menezes que integra a equipa de professores do mestrado – 2º ciclo em Serviço Social, com reconhecidas obras publicadas nas áreas da comunicação e Serviço Social.
Os agradecimentos vão também para os professores que irão comentar as comunicações dos mestres em SS, antigos ou actuais professores e colaboradores deste mestrado: as Prof. Doutoras Fernanda Rodrigues, Marília Andrade, Sónia Guadalupe, Luísa Pimentel e o Prof. Doutor Carlos Montano.
Seguem-se os agradecimento aos 20 mestres em Serviço Social formados por este Instituto, que constituem a razão de ser deste Seminário, à mestranda Susana Pires com defesa da dissertação já marcada, que irá apresentar o trabalho de investigação desenvolvido pelo grupo de mestrandos do NEI “História e Serviço Social Contemporâneo” e à doutoranda em Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Luana Siqueira que se encontra connosco a desenvolver a sua investigação doutoral que irá intervir na sessão de conclusões e encerramento do Seminário.
Ao Conselho Directivo, Científico e à Escola Superior de Altos Estudos do ISMT por terem criado condições para viabilizar esta realização
Quanto à “Mostra de Investigação em Serviço Social” é outra forma de forma de dar a conhecer a produção científica dos professores, investigadores e colaboradores dos cursos de mestrado e as 41 dissertações em Serviço Social defendidas até Dezembro passado. Foi produzido o CD “Recortes dos Cursos de Mestrado em Serviço Social” que intregra: os planos curriculares, os professores por curso, de 2001 a 2010; lista das obras seleccionadas e as capas das dissertações de mestrado para a exposição e os cartazes dos eventos científicos e seminários realizados entre 2007 a 2010. Aos participantes do Seminário será oferecido este CD.
Na sua produção contámos com o patrocínio do Governo Civil de Coimbra e o apoio nas lembranças/ofertas aos intervenientes. Queremos agradecer também a presença nesta Sessão do Sr Governador Civil do Distrito de Coimbra, Dr Henrique Fernandes.
Para a realização destes eventos muito contribuiu o apoio da Casa Municipal da Cultura com a cedência de instalações, queremos na pessoa da Senhora vereadora da cultura, Prof. Doutora Maria José Azevedo Santos expressar esse reconhecimento.
Agradeço a presença da Presidente da Delegação Regional da APSS Mestre Emília Santos por quanto sempre temos contado com a prestimosa colaboração e os contributos na divulgação dos eventos realizados no âmbito do mestrado.
Por fim agradecer aos elementos da comissão científica e organizadora dos eventos, ao grafista Cesário Damas, ao secretariado da ESAE Dra Alexandra Damas, D. Fátima Monteiro, D. Elisabete Marques, d. Vanda Lopes, à secretária da direcção Dra Lina Salgueiro e à Dra Andrea e ao aluno de comunicação empresarial Pedro Romano que dão apoio nas sessões de trabalho.
Uma última palavra para sublinhar a importância deste ISMT no panorama nacional na contribuição para a qualidade da formação dos profissionais, licenciados e mestres em Serviço Social a caminho de um projecto de doutoramento em Serviço Social.
Alcina de Castro Martins