segunda-feira, abril 08, 2013

Trabajo Social Ezequiel Ander Egg em Perú

A Dia 8 de Abril Celebra a sua Festa Internacional o Povo Cigano



Em 8 de abril é comemorado o Dia Mundial dos Ciganos (International Roma Day), que é a maior minoria étnica na Europa, perfazendo 8 milhões de pessoas. O Dia Internacional dos Ciganos foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de uma ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner.
Desde a sua chegada a Portugal, a população Cigana tem vivido uma realidade de rejeição, alimentada pela falta de conhecimento da sua cultura, das suas características e do seu modo de vida próprios. Embora usufruindo da cidadania no país, os Ciganos, na sua maioria, são considerados cidadãos de segunda classe, gerando, de ambas as partes, uma atitude de desconfiança com tendência a fecharem-se sobre si mesmos.
Com o intuito de converter esta situação e aproveitando esta data, convidamos todos os cidadãos a darem um passo significativo na nossa ação, saindo de uma relação de suspeita e de desconfiança e construirmos uma relação de confiança. E para superarmos esta desconfiança e as situações de discriminação precisamos de gestos concretos de solidariedade.
Neste sentido comvidamos V. Exa. para estar presente amanhã na Casa da cultura de Beja de acordo com omprograma que segue em anexo.

Beja 4 de Abril de 2012
Os Mediadores Ciganos do Distrito de Beja
Prudêncio Canhoto 969660229

Atenciosamente,

Anselmo Prudêncio
Técnico do Núcleo Distrital de Beja
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua do Jornal Ala Esquerda 20
7800-301 Beja
Tel. + 00351 284 325 744 Fax: + 00351 284 325 745