terça-feira, agosto 11, 2009

Dona Ivone Lara Assistente Social



Num estúdio da Zona Sul, um ensaio de samba emoldura o ar com uma melodia contagiante. Passam por ali músicos do naipe de Paulão Sete Cordas e Mauro Diniz. Entram e saem convidados como Caetano Veloso e Zeca Pagodinho. Mas o que realmente identifica quem está lá dentro é um contracanto único, singular, um canto de sereia que hipnotiza quem gosta de música boa. A voz é de Dona Ivone Lara, que aos 88 anos se prepara para mais uma estreia: vai gravar nesta terça-feira (11) seu primeiro DVD, às 20h30m, no Canecão, com ingressos a partir de R$ 50. E a gravação não será a única estreia. Depois de se apresentar pelo mundo todo, em palcos dos EUA, da França, da Suíça e do Japão, a grande Dama do Samba pela primeira vez fará um show próprio no Canecão:

— Estou muito feliz. Não esperava que isso pudesse me acontecer nessa altura da vida. E o melhor é que estou cercada de muita gente boa.

E está mesmo. O show terá Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Délcio Carvalho, Bruno Castro, Velha Guarda do Império, Arlindo Cruz, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Durante os ensaios, o comentário entre os músicos era um só.

— Só tem música boa no repertório. É uma atrás da outra — disse o cavaquinista Mauro Diniz, num intervalo.

Esse repertório, que estará hoje na gravação, vai de “Sonho meu” a “Acreditar”, passando por “Alvorecer”, “Sorriso negro” e “Alguém me avisou”. Tem até uma inédita, “Nas escritas da vida”.

Entre os convidados, a alegria é unânime, por reverenciar a mulher mais importante do samba. Beth Carvalho, por exemplo, fez questão de cantar “Sonho meu”, um dos poucos sucessos de Dona Ivone que Beth nunca gravou. Aragão ficará com “Enredo do meu samba”, uma das parcerias da dupla.

— Uma das nossas que mais gosto é “Tendência”, que só existe por causa de D. Ivone. Nós fizemos numa madrugada e eu esqueci. Dois anos depois ela me lembrou da música, e eu falei: “Que coisa linda! Como eu me esqueci disso?” — diz Aragão.

Essa foi apenas uma das inúmeras histórias contadas pelos amigos de Dona Ivone Lara, que, aos 88 anos, ainda tem fôlego para subir ao palco.

— Não tem mistério. Tenho saúde. Tudo de bom que acontece na minha vida eu só tenho que agradecer a Deus.

Nós é que agradecemos a ele, Dona Ivone!



A IMPORTÂNCIA DA DAMA DO SAMBA PARA A MÚSICA BRASILEIRA

- Foi a primeira mulher a fazer um samba-enredo para o carnaval, em 1965, com “Os cinco bailes da história do Rio”, do Império Serrano, em parceria com Silas de Oliveira e Bacalhau.
Além de ter sido gravada por quase todos os sambistas, incluindo Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Clara Nunes, tem forte relação com a MPB, com gravações de Elizeth Cardoso, Caetano, Gil, Maria Bethânia e Gal Costa.

- Sua lista de sucessos é interminável. Entre seus parceiros, estão Silas de Oliveira, Délcio Carvalho, Jorge Aragão e Hermínio Bello de Carvalho. Ainda hoje, aos 88 anos, não parou de compor.

- Sua relação com o samba começou há mais de 60 anos. Só em 1977, quando se aposentou da enfermagem e do serviço social, pôde se dedicar totalmente à música. Antes disso, chegou a ser regida por Villa-Lobos e trabalhou no hospital com a psiquiatra Nise da Silveira.

- Entre os vários troféus que ganhou na carreira, está o Prêmio Shell de Música, pelo conjunto da obra.

http://extra.globo.com/lazer/sessaoextra/posts/2009/08/11/dona-ivone-lara-grava-seu-primeiro-dvd-com-varios-convidados-212932.asp

segunda-feira, agosto 10, 2009

Crianças e Jovens : da Protecção ao Tutelar Educativo Novo Curso do Prof.Jorge Cabral

Crianças e Jovens
Da Protecção ao Tutelar Educativo. Que intervenção?

O Centro Português de Investigação Em História e Trabalho Social (CPIHTS )
e Instituto Leopoldo Guimarães Prómovem Novo Curso

Disponível em Palmela e no Algarve

Coordenação:
Dr. Jorge Cabral
Advogado
Investigador colaborador do CPIHTS

Destinatários:
Assistentes Sociais, psicólogos, sociólogos, polícias, juristas, educadores, animadores, autarcas, mediadores e demais interessados na problemática das instituições de acolhimento tutelar

Conteúdos:

• Protecção Jurídico-penal da Criança e do Jovem
• Teoria do Desenvolvimento sobre a infância e Juventude. A Intervenção Psico-terapêutica.
• A Criança e o Jovem em Risco: A Intervenção da Protecção.
• Delinquência Juvenil: Suas causas e consequências na intervenção educativa.

Duração do curso: Total de 40 horas dividido em 4 módulos de 10 horas cada.

Horários:

Pós laboral, a funcionar sextas e sábados

veja in http://www.institutolg.com/SSDH-cjpte.htm