sábado, julho 04, 2009

Investigação Trabalho infantil e Acidentes de Trabalho OCCUPATIONAL ACCIDENTS AMONG CHILDREN AND ADOLESCENTS

ACIDENTES DE TRABALHO ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ATENDIDOS PELO SECTOR PÚBLICO DE SAÚDE, RIBEIRÃO PRETO,
SÃO PAULO, BRASIL


(...)
A existência de crianças trabalhando possivelmente é tão antiga quanto a própria história do homem, diversificando-se a maneira de interpretar esta situação de acordo com a época e a cultura em que esta realidade encontrava-se.

Como cita Gonçalves-Oliveira (1999) até meados do século XII, a criança era vista como um adulto em miniatura, a infância era entendida como um período de transição, cuja lembrança era logo perdida.

Para Ariès (1981), com o decorrer do tempo, os adultos passaram a diferenciar as crianças de forma visível, o que aconteceu em relação ao traje, marcando uma data importante na formação do sentimento da infância, separando-as dos adultos.

Pode-se considerar que no século XVIII surgiu então a preocupação com a higiene e a saúde física. Tudo que se referia às crianças e à família passou a se tornar um assunto sério e digno de atenção. (Gonçalves-Oliveira,1999).

No entanto, mesmo com estas modificações, pode-se perceber que a infância ainda era reduzida e quando a criança crescia fisicamente era logo misturada aos adultos e inserida no mundo do trabalho.

Para Mello Jorge (2002), a primeira manifestação internacional em prol dos direitos dos menores de idade aconteceu já no século XX, em 1924 em Genebra, mas foi cerca de trinta anos depois (1959) que a Organização das Nações Unidas (ONU) "(...) reconhecendo que a criança, em decorrência de sua imaturidade física e mental, precisa de proteção e cuidados especiais, inclusive proteção legal apropriada antes e depois do nascimento (...)", estabeleceu os princípios relativamente a essa proteção, que só vieram, todavia, a concretizar-se em 1979. Este foi declarado como o Ano Internacional dos Direitos Humanos da ONU e representou um marco quanto ao assunto, visto que trouxe à luz a Convenção dos Direitos da Criança, um passo importante para a sua defesa. (...)

Continue a consultar este interesante trabalho de investigação de

RENATA CRISTINA DA PENHA SILVEIRA

MARIA LÚCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZ


http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95532003000200005&lng=es&nrm=iso

O Territorio É Nosso Os Kjarkas

Serviço Social em Coimbra (Portugal ) Criada Fundação Torga

No passado dia 23 de Janeiro, na Câmara Municipal de Coimbra, foi celebrada a escritura de constituição da “Fundação Torga”, pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos e constituída por tempo indeterminado.
A Fundação prossegue fins culturais e científicos, incluindo os de carácter educacional, mediante a promoção do ensino em todos os seus graus, principalmente o superior, da investigação científica e de todas as demais actividades conexas, cabendo-lhe em especial assegurar a manutenção e o normal funcionamento do Instituto Superior Miguel Torga como estabelecimento de ensino superior de reconhecido interesse público, assegurando a sua gestão administrativa, económica e financeira, sem prejuízo da sua autonomia pedagógica, científica e cultural de acordo com os respectivos estatutos.
A criação da “Fundação Torga” resultou de deliberação da Assembleia Distrital de Coimbra (na qualidade de entidade titular do Alvará do ISMT) e na sequência do processo de adequação ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei nº 62/2007 de 10 de Setembro).

De acordo com os Estatutos da “Fundação Torga” os seus órgãos são: Conselho Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo.

O Presidente do Conselho Geral da Fundação será um membro indicado pela Assembleia Distrital de Coimbra; para a Presidência do Conselho de Administração, ficou definido nos estatutos da Fundação que será nomeado o Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior Miguel Torga.

O passo seguinte tem a ver com o reconhecimento da Fundação pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do qual a Fundação adquire personalidade jurídica e a partir do qual passará a funcionar na qualidade de entidade instituidora do Instituto Superior Miguel Torga.

Coimbra, 28 de Janeiro de 2009

http://www.ismt.pt/ismt/pt/noticias/noticia_0147.html

domingo, junho 28, 2009

Acção Social Escolar em Cabo Verde

O Governo suíço ofereceu ao arquipélago de Cabo Verde quarenta e três milhões de escudos (cerca de seiscentos e seis mil francos suíços) para o fornecimento de 83,7 toneladas de leite em pó destinadas ao Programa Nacional das Cantinas Escolares.
Os dois governos assinaram o contrato de doação esta terça-feira, 07. A ajuda, destinada ao ano lectivo 2009/2010, chega a Cabo Verde no mês de Maio de 2009. Desde o ano de 2007 que a Confederação Helvética tem vindo a aumentar o volume do apoio a Cabo Verde.
“Nas relações de cooperação entre a Suiça e Cabo Verde, esse parceiro demonstrou sempre o interesse no desenvolvimento do país, tendo canalizado recursos que visam a redução da dívida interna e o fomento dos sectores da agricultura, saúde, água e saneamento, meio ambiente e educação” .

O acordo foi assinado, pela parte Cabo-verdiana, pelo director geral da Cooperação Internacional, António Pedro Alves Lopes, e pela parte Suiça, por Toni Frisch, chefe do Departamento da Ajuda Humanitária da Direcção do Desenvolvimento e da Cooperação. Fonte: Inforpress

copiado de
http://www.icase.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=130&Itemid=108

Memoria Social Dos Assistentes Sociais

Serviço social As Marchas de Paulo Freire