terça-feira, março 03, 2009

O Caso de Eric Hobsbawm Materia Reservada pelo M15

El mundo ha reconocido en él a uno de los más importantes historiadores del último siglo, su vasta obra de investigación es una referencia obligada y su biografía de riguroso intelectual marxista le mereció en su día el muy restringido honor real de Compañero de Honor por sus "servicios a la nación". Las credenciales que exhibe Eric Hobsbawm a sus 91 años no parecen sin embargo impresionar a los servicios de espionaje británicos, cuya rama doméstica (MI5) se empecina en denegarle el acceso a su propio expediente, amparándose en nebulosas razones de seguridad nacional.
El nonagenario historiador ha solicitado esos documentos para corregir posibles errores en su autobiografía, cuya primera edición fue publicada en 2002. En ella se recoge su filiación al hoy difunto Partido Comunista británico desde 1936, o sus años de universitario izquierdista en el campus de Cambridge, donde entró en contacto con aquella cantera de espías encabezada por Anthony Blunt. Pero "hasta donde alcanza mi conocimiento, nunca he estado implicado en ningún asunto que concierna a la seguridad del país", aduce sorprendido por el veto. El caso Hobsbawm sí se ha convertido en un asunto de interés nacional.
( ...)
continúe a ler esta noticia in
http://www.elpais.com/articulo/cultura/MI5/considera/Eric/Hobsbawm/materia/reservada/elpepucul/20090303elpepicul_3/Tes

Restaurante Universitário garante alimentação de qualidade


Garantir uma alimentação saudável para quem passa parte do dia na universidade é o objetivo do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Alagoas, que atualmente conta com uma equipe de 29 pessoas, dentre servidores, serviço prestado e bolsistas, atendendo cerca de 1000 comensais diariamente.
Os 500 almoços oferecidos diariamente são balanceados e possuem quantidade de calorias relativas às necessidades dos alunos que passam o dia na Ufal. “Tentamos cobrir a quantidade de 30 a 40% de calorias necessárias para manter o aluno no Campus”, comenta Milena Fernandes, nutricionista do RU.
Os horários são divididos da seguinte forma: almoço, das 11:30 às 13:30 para os alunos cadastrados e o jantar das 17:30 às 19:30, aberto ao público.
Recadastramento no RU e Ceca
A Pró-Reitoria Estudantil (Proest) vai realizar, de 10 a 18 de março, das 8h às 16h, o recadastramento do Restaurante Universitário, no setor de Serviço Social da Proest. O aluno deverá levar os seguintes documentos: comprovante de matrícula 2009, histórico escolar e comprovante de atividade desenvolvida (estágio, monitoria, bolsa, emprego etc).
Para os alunos comensais do Restaurante do Centro de Ciências Agrárias da Ufal (Ceca), o recadastro já está sendo realizado e vai até 6 de março. Os documentos necessários são: comprovante de matrícula 2009 e histórico analítico. Mais informações: 3214-1079/3214-1081.Os estudantes que passarem do prazo estabelecido para o recadastro não terão mais direito de se inscrever.
Inscrições para a RUA continuam abertas
Também até o dia 6 de março, o setor de Serviço Social da Proest realiza as inscrições para seleção de candidatos à Residência Universitária Alagoana (RUA), das 8:30 às 16h.
Para concorrer a uma vaga, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da Ufal, não haver concluído outro curso de graduação, ser brasileiro nato ou naturalizado e oriundo do interior de Alagoas ou outro Estado.
O resultado da seleção será divulgado na Proest e na RUA, com data a definir. Nos anexos abaixo, o aluno poderá conferir a documentação necessária para realizar a inscrição e terá acesso ao formulário para solicitação do benefício. por ASCOM/Ufal