domingo, julho 15, 2007

Serviço Social :Igreja Católica Americana e Vítimas de Abusos Sexuais

O prestigiado Semanário Expresso divulga este fim de semana :

A Igreja católica americana chegou a um acordo com as cerca de 500 pessoas que desde 2002 colocaram em tribunal a diocese de Los Angeles, alegando que foram vítimas de abusos sexuais por parte dos padres dessa paróquia.
Embora o acordo entre a igreja e os queixosos ainda tenha de ser assinado por um juiz, tudo indica que esta vai ser a maior indemnização paga pela igreja católica, desde que o escândalo rebentou, há cinco anos atrás.
A própria diocese da cidade californiana está a equacionar a venda de património e terrenos pertencentes à igreja, para assim fazer frente às avultadas despesas que se avizinham.
Ray Boucher advogado de alguns dos queixosos confirmou ainda que vai ser levantado o sigilo que continuava a proteger alguns dos padres agressores: “A transparência é vital nestas negociações”.
Quatro mil padres debaixo de fogo
Uma das vitimas da violência da perversão sexual dos clérigos afirma-se aliviada e ao mesmo tempo desapontada com este resultado histórico: “Eu estava pronto para pôr em tribunal a arquidiocese em menos de 48 horas, mas fico feliz por todas as vítimas terem sido compensadas”.
A "compensação" a que Steven Sanchez se refere ronda o milhão de euros por pessoa, uma quantia nunca paga de uma só vez pela igreja católica.
David Clohessy, director da Rede de Pessoas Abusadas por Padres, afirmou que apesar desta ser a maior indemnização paga pela igreja, “o dinheiro nunca foi um objectivo das vítimas”.
A diocese ainda não fez qualquer comentário, mas adiantou que amanhã estarão representantes seus presentes em tribunal, ao que tudo indica para confirmar que aceitam o pagamento da indemnização.
Desde 2002 e unicamente na Califórnia são perto de mil as pessoas que apresentaram queixas contra a igreja católica, alegando terem sido vítimas de abusos sexuais por parte de clérigos de algumas dioceses desse estado.
Os números ganharam contornos ainda mais sinistros quando uma investigação realizada em 2004 deu a conhecer que nos últimos 50 anos nos EUA foram mais de quatro mil os padres acusados do crime de abusos sexuais.

No total a igreja católica já dispendeu quase dois biliões de euros em indemnizações desde 1950.

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=406054

Sem comentários: