sexta-feira, agosto 08, 2008

Parana em foco no Ensino Superior

O Paraná está na “tropa de elite” do Enade 2007 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avaliou um total de 3.239 cursos de ensino superior do país, das áreas de saúde e de ciências agrárias.
De acordo com os resultados divulgados nesta quarta-feira (06) pelo MEC, 25 graduações têm nível de excelência no Brasil e, entre elas, 7 são das universidades e faculdades públicas do Paraná – seis cursos das Universidades Estaduais e um curso da Universidade Federal. Esses cursos conquistaram conceito máximo (5) nos três quesitos de avaliação do Enade. Nenhum curso de universidade ou faculdade particular conquistou a nota máxima.
O governador Roberto Requião destacou o bom desempenho das universidades estaduais. “O Paraná ficou em segundo lugar, o que é maravilhoso”, avaliou. “É resultado de um esforço que estamos fazendo também no ensino básico. Já anunciamos um aumento real de 10% nos salários dos professores e a reestruturação dos quadros das universidades. A estrutura universitária, que é a segunda do País, tem que ter o maior salário do Brasil”, acrescentou.
Já secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, salientou que o ranking representa um momento extraordinário para o ensino superior público do Paraná. “São 25 cursos excelentes e o Paraná conquistou, além da segunda posição no cenário nacional, a primeira da região Sul, com sete cursos com nível de excelência. Isto mostra o alto nível do ensino público do Estado”, disse A primeira posição ficou com Minas Gerais, que obteve excelência em 10 cursos.
A secretária atribuiu o excelente desempenho do Paraná no Enade à política de valorização do ensino, tanto por parte do governo estadual como do governo federal. “Há uma política federal e estadual de investimentos nas universidades e faculdades públicas, tanto em infra-estrutura, laboratórios, em bibliotecas, como na qualificação dos professores”, explicou Lygia.
O exame avalia quesitos como o conhecimento dos alunos, o conceito preliminar do curso, que mede as condições de infra-estrutura do curso, a qualificação e o regime de dedicação dos docentes. Dos 54 cursos das Universidades e Faculdades estaduais paranaenses avaliados no Enade 2007, 27 (50%) obtiveram conceito alto (notas 4 e 5 nos três quesitos avaliados). Vinte cursos tiveram desempenho médio.
Dos 40 cursos do Enade com nota máxima (4 e 5) obtida no exame de desempenho dos alunos, 27 são das Universidades Estaduais do Paraná.
RESULTADOS - Dos 7 cursos com nível de excelência no Paraná, três estão na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Agronomia, Farmácia e Odontologia; dois estão na Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Enfermagem e Farmácia; um é da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Farmácia; e outro e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Terapia Ocupacional.
Na UEPG, outro curso com avaliação alta foi Zootecnia; Enfermagem e Serviço Social estão na média. Na UEL, os demais cursos com pontuação alta são: Educação Física, Odontologia, Medicina Veterinária e Fisioterapia. Com nota média está o curso de Agronomia.
Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com nota quatro ficaram os cursos de Enfermagem, Serviço Social e Odontologia. Com avaliação média (03), ficaram os cursos de Medicina e Zootecnia de Marechal Cândido Rondon.
Apesar de não ter ficado entre os 25 cursos avaliados como excelentes, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) obteve nota ótima (04) em 07 cursos: Medicina, Odontologia, Agronomia Maringá, Agronomia Umuarama, Educação Física, Enfermagem e Farmácia. Com conceito médio (03) ficaram dois cursos da UEM: Medicina Veterinária e Zootecnia.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) obteve nota alta (04) em 03 cursos: Serviço Social, Farmácia e Fonoaudiologia. Com conceito médio (03) ficaram 05 cursos: Educação Física, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Educação Física campus Guarapuava e Nutrição.
FACULDADES ESTADUAIS - A Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) conquistou conceito 04 no curso de Serviço Social. A Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija) obteve nota alta (04) no curso de Educação Física; e conceito 03 em Fisioterapia. A Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) obteve avaliação média (nota 03) nos cursos de Educação Física e de Serviço Social. A Faculdade Luiz Meneghel (Falm), vinculada à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), teve dois cursos com nota média (03): Medicina Veterinária e Enfermagem

Sem comentários: