sábado, julho 14, 2007

CRESS/RJ PROMOVE CONCURSO em Serviço Social

O Conselho Regional de Serviço Social está lançando o I Prêmio de Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social. A proposta é premiar trabalhos de comunicação e áreas afins, bem como experiências profissionais de assistentes sociais, que contribuam para uma visibilidade adequada do que sejam políticas sociais e Serviço Social.
Haverá prêmio para os cinco primeiros classificados na área de comunicação e de Serviço Social.
Veja a íntegra do regulamento.
Regulamento I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social O “I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social” é uma criação do Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região/RJ (aqui denominado CRESS/RJ).
Visa premiar trabalhos de comunicação e áreas afins, bem como experiências profissionais de assistentes sociais, que contribuam para uma visibilidade adequada do que sejam políticas sociais (1) e Serviço Social. De seus objetivos centrais São objetivos centrais do “I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social”:
* contribuir para qualificar a cobertura e a visibilidade sobre os temas-eixo do prêmio: políticas sociais e Serviço Social;
* contribuir para uma compreensão mais adequada da sociedade e dos profissionais de comunicação sobre as diferenças existentes entre assistencialismo, assistência social, políticas sociais, Serviço Social;
* premiar trabalhos jornalísticos e/ou culturais que demonstrem/reflitam , nas áreas previstas, uma visão adequada do que sejam políticas sociais e Serviço Social;
* premiar equipes de Serviço Social e/ou profissionais cujas experiências de trabalho e/ou ação específica contribuam para uma visibilidade adequada da profissão.
Das categorias de premiação
Serão premiadas quatro categorias: * Para trabalhos de comunicação: 1) Reportagem escrita 2) reportagem radiofônica 3) vídeo * Para trabalhos de Serviço Social: 4) experiências profissionais de assistentes sociais e/ou equipes de Serviço Social
Da participação e das inscrições
Podem participar: * profissionais sem vínculo de parentesco com a direção e/ou com os funcionários do CRESS/RJ; * profissionais de comunicação, Serviço Social e áreas afins. Está vedada a inscrição: * de conselheiros e/ou funcionários do CRESS/RJ; * de trabalhos desenvolvidos para o CRESS/RJ ou para entidades do Conjunto CFESS/CRESS (2) .
Todos os trabalhos inscritos, independentemente da categoria escolhida, deverão informar: * nomes completos de todos os envolvidos com a ação; * nome de um responsável pela eventual recepção do prêmio financeiro, acompanhado de número do documento de identidade e do CPF; * endereço para correspondência; * telefone(s) para contato urgente; * e-mail; * categoria para a qual concorre.
Observações: a) as inscrições são gratuitas e deverão ser feitas, exclusivamente, pelos seguintes meios: - pessoalmente, na secretaria do CRESS/RJ (Rua México, nº 41, sala 1203); - por correspondência, com aviso de recebimento, cuja data de recepção pelo CRESS/RJ não ultrapasse a data final de inscrições (ver calendário abaixo). b) para o “I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social” não há limite de número de trabalhos inscritos por autor. Dos critérios para inscrição de trabalhos Quanto à reportagem escrita: - ter sido publicada em jornal, boletim de sindicatos ou de movimentos populares, boletim institucional ou outro meio impresso e/ou eletrônico; - enviar cópia original da publicação (ou xerox autenticada, legível), em que conste data da publicação; - acrescentar as seguintes informações: tiragem do material em que a reportagem foi publicada; local de distribuição (em caso de meio eletrônico, enviar informação sobre o número médio de acessos estimado para a página em que o material foi publicado).
Observação: excepcionalmente poderão ser inscritos artigo ou entrevista publicado sobre os temas-eixo do presente prêmio. No caso de entrevista, serão apreciadas sua condução e as questões postas ao(à) entrevistado( a). Quanto à reportagem radiofônica: - ter sido veiculada em rádio comercial, oficial e/ou comunitária; - enviar cópia de CD ou fita cassete, audível, com o conteúdo da reportagem; - enviar transcrição do conteúdo da reportagem; - acrescentar as seguintes informações: audiência estimada do programa; local de veiculação; data(s) de veiculação. Observação: excepcionalmente poderá ser inscrita entrevista veiculada em rádio. Neste caso, serão apreciadas sua condução e as questões postas ao(à) entrevistado(a). Quanto ao vídeo: - ter sido veiculado em cinema, televisão (comercial, oficial e/ou comunitária), eventos e outros meios de transmissão de imagem, inclusive eletrônicos; - enviar cópia do vídeo (em DVD e/ou VHS) em perfeitas condições de imagem e som; - acrescentar as seguintes informações: audiência estimada da exibição; local(is) de veiculação; data(s) de veiculação.
Observação: excepcionalmente poderá ser inscrita entrevista veiculada em vídeo. Neste caso, serão apreciadas sua condução e as questões postas ao(à) entrevistado(a). Quanto à experiência de trabalho e/ou ação de profissionais e/ou equipes de Serviço Social: - a experiência deve ser relatada em, no máximo, sete laudas (incluindo eventuais referências bibliográficas) ; - devem constar as seguintes informações: público-alvo da ação profissional; local de atuação; - devem ser anexados eventuais registros, folhetos e/ou materiais de apresentação existentes quanto à experiência relatada.
Observação: os profissionais de Serviço Social deverão estar inscritos e em dia com suas obrigações junto ao CRESS/RJ. (1) - Para efeito do “I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social” compreende-se por políticas sociais as diversas políticas sociais, públicas ou não, que visam efetivar direitos da população brasileira. Elas incluem, necessariamente, as áreas de atuação de assistentes sociais, a saber: saúde; assistência social; previdência social; educação; habitação; políticas para a infância e a juventude; políticas de gênero, etnia e raça; políticas contra quaisquer tipo de discriminação e preconceito, dentre outras. (2) - O Conjunto CFESS/CRESS é composto pelo Conselho Federal de Serviço Social e respectivos Conselhos Regionais.
Dos critérios de julgamento
Serão adotados como critérios de julgamento: * proximidade com a interpretação do CRESS/RJ sobre o que sejam políticas sociais e/ou Serviço Social; * a proximidade com as concepções defendidas pelo Serviço Social brasileiro e suas entidades representativas (aqui compreendidas por Conselho Federal de Serviço Social, Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região/RJ, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social) acerca do que sejam políticas sociais e Serviço Social; * os que contribuírem para a mais adequada visibilidade do que sejam políticas sociais e/ou Serviço Social; * os que contribuírem para maior visibilidade do que sejam políticas sociais e/ou Serviço Social.
Cláusula única: em caso de empate, o critério de avaliação priorizará os trabalhos cuja área de impacto seja o Estado do Rio de Janeiro em relação aos desenvolvidos em outros estados, caso estes venham a se inscrever. Observação: ao final do presente regulamento são encontradas referências bibliográficas que permitem uma adequada compreensão do que se espera dos trabalhos a serem premiados. Cópias (ou exemplares) destas publicações podem ser encontradas na secretaria do CRESS/RJ ou em locais por ela indicados. Da Comissão Julgadora A Comissão Julgadora será nomeada anualmente por resolução de Conselho Pleno do CRESS/RJ e sua composição contemplará, necessariamente, a presença de profissionais de Serviço Social e de comunicação. Da premiação Serão selecionados para a premiação os 05 (cinco) primeiros colocados em cada área prevista pelo “I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social” (a serem divulgados conforme calendário reproduzido abaixo), da seguinte forma: * 1º colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e certificação. * 2º e 3º colocados: R$ 500,00 (quinhentos reais) e certificação. * 4º e 5º colocados: menção honrosa e certificação. Observação: os prêmios em dinheiro serão pagos em cheque nominal e intransferível, em nome da pessoa indicada no ato de inscrição do trabalho a ser apreciado. A cerimônia de premiação será realizada na data prevista, em local que será divulgado pelo CRESS/RJ com antecedência mínima de quinze dias de sua realização. Recursos Não haverá análise de recursos das decisões da Comissão Julgadora.
Calendário * Divulgação do “I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social”: maio e junho de 2007 * Inscrição de trabalhos: de 01/06/2007 a 03/07/2007 * Julgamento dos trabalhos: de 09/07/2007 a 10/08/2007 * Divulgação dos finalistas em cada categoria: 13/08/2007 * Cerimônia de premiação: 27/08/2007, como parte da cerimônia de abertura do Encontro Estadual Preparatório para o 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Observação: a data da cerimônia de premiação do “I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social” coincide com a comemoração dos 50 anos de regulamentação do Serviço Social no Brasil. Da coordenação O “I Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social” será coordenado pela Comissão de Comunicação do CRESS/RJ. Dos casos omissos Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por deliberação do Conselho Pleno do CRESS/RJ.
Referências bibliográficas sugeridas Sobre Serviço Social
* Publicações Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região (RJ). Assistente Social: Ética e Direitos. Coletânea de Leis e Resoluções. Rio de Janeiro: Lidador, 2004. * Lei de Regulamentação da profissão de assistente social (Lei nº 8662/93) * Código de Ética Profissional do assistente social * Diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social defendidas pela ABEPSS * IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2007. * Artigos IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social em tempos de globalização. In Revista Inscrita nº 3. Rio de Janeiro: CFESS, 1998, p. 13 – 18. NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In Curso de Capacitação em Serviço Social e Política Social, Módulo 1. Brasília: CEAD, 1999, p. 91 – 110. Sobre Políticas Sociais * Publicações BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006. Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região (RJ). Assistente Social: Ética e Direitos: Coletânea de Leis e Resoluções. Rio de Janeiro: Lidador, 2004. * Artigo DRAIBE, Sônia M. As Políticas sociais e o neoliberalismo – reflexões suscitadas pelas experiências latino-americanas. Dossiê Liberalismo/ Neoliberalismo. Revista USP nº 17. São Paulo: USP, mar/maio 1993, p. 86 – 101.

Sem comentários: