sexta-feira, maio 11, 2007

Semana do Assistente Social celebrada no Brasil


Semana do Assistente Social

Celebrada por todo o Brasil

Um pouco por toda a parte, as organizações da categoria, celebra no Brasil o dia do Assistente Social. Nalguns casos, algumas escolas planificaram uma semana de celebração com actividades académicas e lúdicas para reflectir e reforçar o protagonismo dos assistentes sociais na sociedade brasileira.

O dia 15 de maio é dedicado ao Assistente Social.

Todo ano o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS – faz uma campanha em comemoração à data abordando sempre um tema relevante na sociedade. Com o lema "50 anos de profissão regulamentada", este ano o 'Des-emprego', a 'Des-igualdade' e a violência serão abordados nos eventos comemorativos pelos Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESSs – de todo o país.Os assistentes sociais nesses 50 anos de profissão regulamentada, historicamente, têm sido protagonistas na luta contra as desigualdades sociais, defendendo a democracia e as políticas públicas, com ênfase na concepção de uma seguridade social universal, gratuita e de responsabilidade estatal, na perspectiva de garantir o acesso aos direitos sociais e à cidadania.


10/05/2007
UNITAU realiza Semana de Serviço Social


A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza a Semana Pedagógica de Serviço Social, de 14 a 18 de maio, no campus do Bom Conselho, com o objetivo de integrar os alunos do curso e debater temas da atualidade. A implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - programa do governo federal que organiza os projetos sociais dos municípios - é o assunto central da edição deste ano, que terá como tema SUAS: desafios e possibilidades para o Serviço Social.


Todas as prefeituras devem implementar o SUAS, aprovado em 2004 pelo Governo Federal, no prazo máximo de 10 anos, para que o repasse de verbas destinadas a projetos sociais seja efetivado. Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), o SUAS será um cadastro social nacional para regulamentar o atendimento público nessa área para cerca de 60 milhões de brasileiros já participantes de programas, como o Bolsa Família. Todo o controle das informações ficará a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social, que terá que planejar, junto com as prefeituras, a distribuição de uma verba prevista de R$ 113 milhões para os programas sociais já em andamento.
Essa temática será abordada na palestra de abertura da Semana e nas oito oficinas que serão oferecidas aos alunos do curso. As oficinas serão vivenciais, com exposições, trabalhos e palestras, para que seus temas possam ser discutidos com profundidade, explica a chefe do Departamento de Serviço Social, profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá.
O evento contará, também, com exibição e debate de filme e homenagem ao assistente social, que será realizada em parceria com a Câmara Municipal. A programação inclui sarau cultural e apresentação de música, que abordará temas sociais. ?A intenção é fazer uma semana dinâmica, interativa e que tenha grande participação dos alunos?, ressalta Maria Auxiliadora.
A Semana Pedagógica do Serviço Social conta com os apoios do Conselho Regional de Serviço Social do Vale do Paraíba e do Diretório Acadêmico (D.A.) do curso de Serviço Social.
Com 36 turmas já formadas, o curso é um dos mais tradicionais da Universidade. Este ano a profissão comemora 41 anos de existência.

Programação

A Semana Pedagógica de Serviço Social será aberta no dia 14 de maio, com uma palestra ministrada pela profa. Dra. Maria Carmelita Yasbek, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e terá como tema o balanço da implantação do SUAS no Brasil. No dia seguinte, será exibido o filme The Corporation, que aborda assuntos relacionados a ações sociais. Logo após o filme, será promovido um debate, coordenado pelas professoras Dra. Maria Fernanda Teixeira Branco Costa e Ms. Viviane Dantas.

No dia 16, serão promovidas oficinas que abordarão: políticas públicas e direitos humanos; princípios e diretrizes do SUAS: desafios para sua implantação; afetividade e sexualidade; serviço social e psicodrama; trabalhos em grupo; história oral e tempo presente; linguagem e serviço social e exercício profissional do assistente social.
Uma homenagem ao assistente social será realizada na Câmara Municipal de Taubaté, no dia 17, a partir das 19 horas. A semana será encerrada com um sarau cultural nos jardins do campus do Bom Conselho, no dia 18, quando será apresentado o monólogo Muribeca, de Marcelino Freire, pela atriz e profa. Ms. Mariza Sasso Papa, das Faculdades Integradas Teresa DÁvila (Fatea), de Lorena.
Exceto no dia 17, todas as atividades serão no campus do Bom Conselho, no Departamento de Serviço Social, que fica na Avenida Tiradentes, nº 500, Bom Conselho, Taubaté.

Sem comentários: