segunda-feira, março 05, 2007

Produção Científica em Serviço Social Português 2 Marlene Rodrigues

CORPO, SEXUALIDADE & VIOLÊNCIA SEXUAL

A publicação da obra de Marlene Braz Rodrigues, que recentemente o CPIHTS anuncia para iniciar as comemorações dos seus 15 anos de investigação na área de Serviço Social, Corpo Sexualidade e Violência Sexual - Análise e Intervenção Social, é um contributo importante para o Serviço Social e para as Ciências Sociais.
Vindo de uma Assistente Social, este livro enriquece o panorâma editorial na nossa categoria e proporciona, com a sua experiência e reflexão, uma bela proposta científica para a intervenão social nesta área, válida para médicos, psicologos, juristas, polícias, investigadores e estudantes.
Nascida na Venezuela, na cidade de Caracas, Marlene Braz Rodrigues Lourenço, é Mestre em Serviço Social (1995) e Doutora em Serviço Social desde 2001 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-S. Paulo) e pelo Instituto Superior de Serviço Social (ISSSL).

Actualmente desempenha o seu trabalho como Assistente Social na Delegação de Lisboa do Instituto Nacional de Medicina Legal (DL-INML) e exerce a sua actividade profissional no âmbito da violência doméstica e sexual. Trabalhou ainda na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV e no Instituto de Reinserção Social de Lisboa (IRS).

Foi docente de Licenciatura no Instituto Superior de Serviço Social ISSSL (1999 a 2006) de diversas disciplinas e orientou teses de investigação de finalistas. Foi coordenadora científica do Mestrado em Serviço Social e membro do Conselho Científico do ISSSL .

Ao nível de cursos de pós-graduação tem leccionado diversas disciplinas: Intervenção Social em Crianças e Jovens em Risco; Sexualidade Reprodutiva; Serviço Social e Sociedade (Mestrados em Serviço Social nos Institutos de Serviço Social de Lisboa e Beja e no I Programa de Doutoramento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e pelo ISSSL) as cadeiras de Métodos e Técnicas de investigação e Vitimologia na pós-graduação em Criminologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).
Actualmente lecciona na ULHT , onde é professora catedrática convidada.
Tem Publicado diversos livros em Portugal e no Brasil e colaborado com diversos artigos científicos em revistas de prestígio, dos quais evidenciamos a sua participação na obra colectiva Serviço Social no Feminino, publicada pelo CPIHTS em 1997.
Trabalhada com afinco e paixão, no estílo próprio da autora, esta obra prefaciada, que surge com chancela internacional é uma referência teórica para a intervenção social.
380 páginas
Preço de capa 20 Euros
Preço de lançamento 15 Euros
reservas in cpihts@netcabo.pt
oportunamente informaremos o dia do lançamento

1 comentário:

Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Castelo Branco disse...

Sou assistente social, licenciada pelo ISSSL e trabalho num Gabinete de Apoio à Vítima. Estou muitíssimo interessada em obter este livro. Como e onde o posso adquirir? Obrigada e continue com o bom trabalho.