quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Serviço Social samba e Carnaval 2007 Mancha Verde Projecto Comunitário




SERVIÇO SOCIAL SAMBA E CARNAVAL
MANCHA VERDE E CARNAVAL 2007

Na Mancha Verde, o samba é apenas um pretexto para levar crianças à quadra. A partir dos ensaios, elas entram em contato com o projeto social da escola de samba. O trabalho é coordenado pela assistente social Fernanda Jimenes.

"O assistente social é um profissional mediador. A gente faz a intermediação dos recursos privados na comunidade", explica Fernanda. Atualmente, ela trabalha em uma faculdade. "A gente atende alunos em condições financeiras não muito boas e funcionários", diz Fernanda.

"Eu estava precisando ajudar meu pai a pagar a faculdade e fui atrás do serviço social", afirma a estudante Luciana Wendel. A estudante Ieda maria Cavalcanti conta que, com o auxílio do serviço social, conseguiu uma bolsa de estudos. "Foi muito bom pra mim porque eu já trabalhava na faculdade", afirma. Fernanda também intermediou trabalho para um ex-integrante do projeto social da escola de samba na faculdade.

Na Mancha, há jovens que crescem dentro do projeto social. "Eu tenho 20 anos. Há oito freqüento a escola. Eu faço parte do projeto social e já participei da escola de futebol, do projeto de computação, da escolinha de bateria. Assim eu comecei a tocar na bateria da escola", conta o assistente de contabilidade Sidney Rogério da Silva Moura.

Para Eduardo Ferreira Rodrigues, o mestre Caju, o mais valioso é tirar as crianças da rua. "A gente começou com quase 200 crianças. E, com isso, conseguiu tirar gente da rua", comemora. "A gente consegue visualizar. Eles estão trabalhando e estudando", acrescenta.

Segundo Fernanda, o projeto social não está a pleno vapor, desde que a escola perdeu sua quadra, que ficava em uma área pública retomada pela prefeitura. "Nós estamos fazendo, mas fazendo um pouco menos. Estamos tentando legalizar o projeto social para poder voltar com a corda toda", diz. Hoje, o projeto é conduzido na Cachaçaria Pompéia, onde a escola de samba Manche Verde faz seus ensaios
Clique neste endereço para ver reportagem

Sem comentários: