quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Serviço Social: O Voto No Referendum é um Voto na Democracia, afirma Paula Nobre de Deus

O VOTO NO REFERENDO É UM VOTO NA DEMOCRACIA





Todas as pessoas que vão votar estão a defender a democracia. O voto em Referendo é um direito e um dever social de cidadania. O Referendo está consignado no art. 115.º da Constituição da República Portuguesa e é uma forma de todos nós podermos participar directamente nas decisões políticas.

A ausência de voto ou a abstenção representam uma atitude de passar ao lado em questões fulcrais da vida democrática. A indiferença em democracia é deixar para os outros o trabalho da construção da nossa sociedade. O nosso voto é uma manifestação clara do interesse das pessoas em participar nas decisões políticas e no ordenamento da nossa vida colectiva.

Em Portugal é tradição votarmos para eleger quem representa o País, quem representa os cidadãos ou quem nos governa. Com o Referendo temos a oportunidade de votar directamente numa matéria considerada fundamental para a nossa sociedade e em que as pessoas devem expressar directamente a sua opinião. Assim, é um dever de cada português e de cada portuguesa, responsável, votar no dia 11 de Fevereiro.

As pessoas têm a possibilidade de contribuir directamente para a elaboração das leis do seu país. É uma obrigação de cada eleitor ir votar no Referendo e uma forma de motivar os mais jovens para o exercício da cidadania activa, contrariando a tendência para a demissão da vida política e na sociedade, em geral.
Neste Referendo vamos votar a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, em estabelecimento de saúde adequado, a pedido da mulher, até às 10 semanas. As pessoas que não desejam que as mulheres portuguesas continuem a ser julgadas, independentemente de serem condenadas a pena de prisão ou não, têm uma oportunidade única de o demonstrar ao votarem SIM neste Referendo.
Eu vou votar “Sim” no dia 11 de Fevereiro.
Não fique indiferente. VOTE!

Paula Nobre de Deus
(Deputada do Partido Socialista)

Sem comentários: