sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Serviço Social :Infância, Violência, Velhice e Pobreza na Amadora



"Segundo as coordenadoras do Serviço Social do Amadora-Sintra, nos últimos cinco anos foram notificados 1869 casos de crianças em situação de pobreza extrema, 1113 casos de negligência, 530 de agressão e maus tratos, 141 de abandonos, 141 registos de abuso sexual sobre crianças e 30 casos de prostituição. A maior parte dos casos implicou participação às comissões de acompanhamento e tribunais, sendo as crianças retiradas aos pais ou aos círculos familiares.
A directora do Serviço de Pediatria, Helena Carreiro, explicou que as vítimas foram, na maioria, raparigas, com média de oito anos de idade. Em 2,9 por cento dos casos, as crianças tinham deficiências cognitivas. Em 59 por cento dos casos que deram entrada na Urgência Pediátrica por maus tratos, a violência foi praticada por agressor co-habitante com a criança. Em relação à gravidez adolescente, a taxa registada ronda os 24 por cento – a média portuguesa é de 21.Mas, se o número de crianças vítimas de maus tratos e negligência, ronda os 800 casos por ano, na população idosa este sobe consideravelmente.
Mais de seis mil doentes, um terço dos quais idosos, entraram em 2006 no hospital qualificados de casos sociais (vítimas de abandono, maus tratos, negligência ou falta de acompanhamento familiar). Registaram-se 300 utentes isolados, sem qualquer família, e foram acompanhados 500 doentes sem apoio familiar ou recursos.
A assistente social responsável pela Urgência, Cláudia Simões, deu o exemplo de um cabo-verdiano, cego, que teve de ser enviado para o país de origem depois de rejeitado pelos lares de apoio.
Segundo Rui Raposo, presidente da Comissão Executiva do Amadora-Sintra, “anualmente são pagos mais de 200 mil euros em lares e camas sociais externas ao hospital, para suprir a necessidade de encaminhamento de idosos que não têm onde ficar após o internamento”.O hospital serve 700 mil habitantes (sete por cento da população portuguesa).
O ministro da Saúde, Correia de Campos, já prometeu que, entre este ano e o próximo, arranca a preparação da construção de um novo hospital em Sintra. CRIANÇAS COM MÁ SORTE- 1869 casos de pobreza extrema notificados pelos Serviços de Pediatria e Obstetrícia do Amadora-Sintra nos últimos cinco anos. - 1113 casos de crianças vítimas de negligência, a que se juntam 530 de agressão e maus tratos e 141 abandonos. - 141 registos de abuso sexual e 30 casos de prostituição detectados nos últimos cinco anos pelos serviços do hospital.- 429 crianças nasceram entre 1999 e 2004, filhas de pais portadores de HIV – 47 foram entregues a Centros de Acolhimento e/ou Adopção.- 40 por cento dos bebés nascidos no Serviço de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca, em 2006, é filho de pais imigrantes. "
Edgar Nascimento
in Correio da Manhã
*A Foto não corresponde à situação em causa.

Sem comentários: