quinta-feira, maio 24, 2007

Serviço Social Cooperativa Proletario Alentejano Organiza Festa Latino-americana em BEJA

Espirito Nativo
Cooperativa do Proletário Alentejano
Leva Festa Latino-americana ao Pax Julia
Em Fevereiro de 2004, o gosto pela música tradicional latino-americana e pela música
portuguesa, junta três músicos de diferentes origens – Jacqueline Mercado, do México, Rui Meira, de Portugal e Pumacayo Conde, do Peru.
Ao longo destes três anos, a escolha criteriosa do reportório e a sua apresentação ao público, têm dado corpo a um projecto de interpretação e divulgação da música da América Latina. Construindo e consolidando o seu reportório nalguns bares e espaços de divulgação musical de Lisboa, estes três elementos formaram o grupo Espírito Nativo, nome sob o qual se têm apresentado desde então em concerto.

O reportório inclui desde chacareras e zambas da Argentina, a rancheras mexicanas, joropos da Venezuela, ou huaynos do Peru. Esta diversidade tem origem nas diferentes raízes dos elementos do grupo e, por consequência, na variedade de instrumentos tradicionais que tocam.

Em 2006, o grupo integra um quarto elemento, natural de Angola. Ricardo Gouveia, guitarrista de formação, trouxe ao projecto um enriquecimento musical notável e a possibilidade de libertar os outros músicos para instrumentos até então difíceis de incluir. O Espírito Nativo reforça o seu carácter multicultural, característica que traz novos recursos, abrindo caminhos de expressão artística.

O grupo tenta levar ao público uma amostra da música latino-americana tradicional e a sua integração na música popular, no trabalho de vários autores como Victor Jara, Violeta Parra, Atahualpa Yupanqui, entre outros.
Por consequência, uma apresentação reflecte o carácter alegre, solidário e por vezes intimista das várias culturas latinoamericanas.

www.espiritonativo.com

Sem comentários: