domingo, maio 20, 2007

Dia Do Assistente Social no Brasil

CLDF comemora Dia do Assistente Social
A comemoração do Dia do Assistente Social na Câmara Legislativa começou com uma encenação de alunos da Faculdade Cenecista de Brasília sobre a história de um lavrador nordestino que perde suas terras e encontra apenas o aconchego da bebida na cidade grande. "O assistente social luta permanentemente pelo fim da desigualdade e pelo respeito às diferenças", concluem os atores ao final do ato no Plenário da Casa.
A deputada Erika Kokay (PT), uma das autoras da proposta da sessão, defendeu a capacidade de atuação dos assistentes sociais. "Vocês são libertários, transformadores, vocês têm papel fundamental na construção de uma sociedade menos excludente", elogiou. "Apesar de na maioria das vezes os assistentes sociais trabalharem em condições desfavoráveis, tenho observado diariamente, como integrante da Comissão de Direitos Humanos, o importante trabalho que eles realizam", afirmou Kokay.
O deputado Dr. Charles (PTB), também autor da sessão, lembrou que o trabalho do assistente social é peça fundamental na estrutura de transformação que tanto se espera no país. O deputado criticou a forma como alguns programas sociais são elaborados: "não se pode confundir política assitencialista com política social; temos que resgatar a formação das pessoas, não torná-las dependentes do poder público".
A gerente do serviço social da Secretaria de Saúde do DF, Elizabete Camargo, lembrou que a profissão é bastante difícil e não recebe o devido reconhecimento. Já o representante da executiva nacional dos estudantes, Vanderley Bandeira, cobrou ação dos presentes para garantir que o orçamento para as ações de assistência social seja plenamente executado. "Em 2006, apenas 30% dos recursos foram investidos, em 2005, nada. Precisamos nos unir para enfrentar esta situação".
Durante a sessão, foram concedidas moções honrosas a três assistentes sociais: Skarika Bojenca Kanyo, Maria José Barbosa da Silva e Marta de Olveira Sales, que simbolizam o amor pela profissão abraçada.
Desabafo - O deputado Berinaldo Pontes (PP), que é assistente social, aproveitou seu discurso para fazer um alerta. "Neguei-me a desviar um montante para algo escuso. Agora esse dinheiro poderá beneficiar os menos favorecidos", afirmou sem especificar o que ocorreu. Berinaldo também alertou que tal atitude pode provocar sua saída da Casa, por ser suplente. Em seguida, comprometeu-se a lutar para que os cargos de assitente social no governo não sejam ocupados por pessoas sem formação na área.
Bruno Sodré - Coordenadoria de Comunicação Social
Dia do Assistente Social é comemorado com palestra no ACRE
O Dia do Assistente Social foi comemorado na noite da terça-feira, 15, com uma palestra organizada em conjunto pelo Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre), Firb/FAAO e Uninorte, instituições que oferecem o curso de Serviço Social. A palestra foi ministrada pela diretora geral do Departamento de Administração Penitenciária, doutora Laura Keiko Sakai Okamura, que abordou o tema “Dimensão Ético/Político e Técnica do Serviço Social junto às pessoas privadas de liberdade”..
O evento foi realizado no Teatro Plácido de Castro e contou com a presença de acadêmicos das três instituições. Estiveram presentes ao evento a secretária de Estado de Cidadania, Trabalho e Assistência Social, Maria das Graças, a diretora acadêmica do Iesacre, professora Zeli Ambrós, o diretor acadêmico da Firb/FAAO, professor Samuel Appenzeller e os coordenadores dos cursos Angélica Duarte, do Iesacre, Ana Paula, da Firb/FAAO, e Maurício Rebouças, da Uninorte. O evento oi organizado pela professora Karyna Lira Gomes, coordenadora de Atividades Complementares do Iesacre.
A professora Zeli Ambrós, na abertura do evento, destacou o fato de as três instituições participarem da organização de uma atividade complementar dos cursos de Serviço Social e a presença dos acadêmicos. A diretora lembrou que há alguns anos para contratar um assistente social era necessário recorrer a outros Estados. Hoje, com os cursos em andamento, vários profissionais estarão no mercado para preencher este espaço.
A profissão de Assistente Social foi reconhecida legalmente através da Lei nº. 3.252, em agosto de 1957, mas somente em 1962, através do Decreto nº. 994, a profissão foi regulamentada. À época foram instituídos, também, os instrumentos de normatização e de fiscalização com a criação do Conselho Federal e regionais de Assistentes Sociais.
A regulamentação da profissão permitiu a sua organização e crescimento propiciando avanços no processo, tanto no ponto de vista político quanto jurídico, uma vez que, no decorrer de sua história vem consolidando instrumentos normativos, espaços políticos que garantem a defesa do exercício profissional.

Sem comentários: