quinta-feira, março 01, 2007

Serviço Social Mães Adolescentes em Portugal

Gravidez na adolescência: Algarve estabiliza número de casos
Sofia Cavaco Silva
2007-02-28 -

Portugal é apontado como o segundo país com maior número de casos de mães adolescentes na Europa, com uma taxa de 15,6 por cento.
Durante muito tempo, o Algarve foi apontado como a região do país onde estes casos eram mais frequentes, mas de acordo com as responsáveis da consulta de apoio às grávidas adolescentes do Hospital Distrital de Faro (HDF), já não existem praticamente discrepâncias com os números nacionais.
Ao todo, no Algarve, são acompanhadas pelos hospitais da região cerca de 230 adolescentes grávidas, das quais cerca de 90 são do barlavento e as restantes do sotavento algarvio. No caso do sotavento algarvio, os cerca de 140 casos representam dois a três por cento do total de grávidas assistidas pelos serviços hospitalares.
Maioritariamente são portuguesas, embora já se registem casos de jovens brasileiras, ucraiana e romenas. Com o intuito de dar maior apoio e acompanhamento a estas jovens, o HDF criou há cerca de oito anos uma consulta pluridisciplinar de apoio à adolescente grávida. Em entrevista ao Jornal do Algarve, as responsáveis pela área da consulta médica, Amália Pacheco, da consulta de psicologia, Maria José Fernandes, e do Gabinete de Serviço Social, Ana Roque, descortinaram um pouco do seu trabalho diário."

Sem comentários: