Ante la proximidad de la celebración de la jornada del día internacional de los derechos de la mujer 8 de marzo, Amnistía Internacional ha denunciado a una empresa italiana por un afiche de moda, donde de manera sutil se sugiere el sojuzgamiento de una mujer por un hombre, al que lo secundan otros. Obsérvelo en el correo adjunto y manifieste su opinión al respecto.
De referir que vários movimentos internacionais ( como AMNESTY ) em Espanha e Italia se têm vindo a manifestar a este propósito, exigindo que esta empresa retire das suas campanhas publicitárias imagens ofensivas para a mulher.
O Instituto da Mulher da Espanha, uma organização governamental, ligada ao Ministério do Trabalho protestou contra essa campanha publicitária da D&G que, segundo elas é ofensiva à dignidade da mulher e um incitamento à violência sexual e, hoje, foi divulgado que a empresa vai retirar a campanha de todos os meios de comunicação da Espanha.
Mas, sem que antes o Domenico Dolce e Stefano Gabbana desse a sua alfinetada: "Nós vamos retirar a foto apenas do mercado espanhol, já que estão tão para trás no tempo. O que tem uma foto artística a ver com o mundo real?" e continuam: "se essa visão espanhola se espalhar, teríamos que queimar os museus como o Louvre e todas as pinturas de Caravaggio".
O mesmo assunto é alertado pelo http://jornada.wordpress.com/2007/02/28/sexismos/
"A Dolce & Gabbana retirou a sua publicidade de Espanha, depois de associações para a igualdade considerarem discriminatório e atentório este anúncio. Provocava a violência sobre as mulheres e a dominação do “macho”. É um disparate, um daqueles exageros do politicamente correcto.
Os desenhadores, que consideram o poster como objecto artístico, não parecem estar muito preocupados - tiveram publicidade gratuita -, disseram ao anunciar o fim da campanha em Espanha que há uma segunda parte do anúncio com os papéis trocados.
Aquelas associações, e quem concorde com elas poderia responder-me: Será que este anúncio promove a homosexualidade? Será que este aqui trata o homem como “objecto”, e se sim porque é que as comissões para a igualdade não se queixaram? Será este uma indução à promiscuidade e à órgia? ".
Aquelas associações, e quem concorde com elas poderia responder-me: Será que este anúncio promove a homosexualidade? Será que este aqui trata o homem como “objecto”, e se sim porque é que as comissões para a igualdade não se queixaram? Será este uma indução à promiscuidade e à órgia? ".
Também a agencia de noticias REUTER noticiava assim este assunto :
MILÃO (Reuters) - Uma união italiana recomendou nesta sexta-feira que as mulheres boicotem os produtos da grife Dolce & Gabbana no Dia Internacional da Mulher, na próxima semana, em protesto contra um anúncio que mostra um homem segurando uma mulher pelos pulsos, caída no chão. Mais cedo, a Anistia Internacional na Itália disse que a marca mostrou 'pretexto para violência contra a mulher'. E o governo da Espanha exigiu, mês passado, que a campanha fosse retirada por ser humilhante às mulheres.
A divisão de trabalhadores têxteis da Itália, CGIL, disse que ao menos que o anúncio fosse retirado, mulheres deveriam tomar uma atitude no dia 8 de março.
'É vergonhoso que a Dolce & Gabbana passe uma mensagem de violência e abuso contra as mulheres', disse o CGIL em seu site.
'Esta foto deve sair e os designers devem se desculpar a todas as mulheres. Se não (fizerem), as mulheres devem declarar uma greve em 8 de março contra as roupas da Dolce & Gabbana', acrescentou, pedindo que os anúncios sejam retirados o mais rápido possível.
A propaganda mostra um homem sem camisa segurando uma mulher pelos pulsos, enquanto três homens olham para eles.
A Dolce & Gabbana negou comentar o caso.
(Por Jo Winterbottom)
(Por Jo Winterbottom)
Desconhecemos se em Portugal algum Movimento se tenha pronunciado, por cá nós registamos
alfredo henríquez
1 comentário:
Agora aqui deixo minha pergunta:
Porque boicotar uma marca que faz este tipo de apelo machista somente no dia da mulher...
em meu ponto de vista, acho que deveria ser boicotada para sempre..., afinal, será que a marca ou estampa de uma grife é mais importante que o próprio orgulho das mulheres????
é fato também que muitas dessas mulheres manipuladas pela mídia, gostariam de estar na mesma situação em que apresenta a modelo, isso com certeza pelo fato delas não se darem um valor...
enfim..., acredito que se for para boicotar, que boicotem sempre... e vamos ver se em futuro próximo eles não irão procurar outro tipo de publicidade...
Arnaldo V. Torres
editor e publicitário
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