quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Serviço Social Portugal Quais Direitos Humanos, Qual Independência Nacional ?

"O Parlamento Europeu (PE) aprovou, por larga maioria, o relatório que denuncia a utilização de Portugal e de outros países da União Europeia para voos ilegais da CIA de transporte de prisioneiros suspeitos de terrorismo.
A decisão final da assembleia parlamentar foi aprovada com 382 votos a favor, 256 contra e 74 abstenções.
No relatório, os eurodeputados criticam os Estados-membros por terem "negligenciado o controlo que devem exercer no seu espaço aéreo e nos seus aeroportos, fechando os olhos aos voos operados pela CIA" para o transporte ilegal de suspeitos de terrorismo.
O PE condena especialmente o facto de, "em várias ocasiões, os serviços secretos e as autoridades governamentais de alguns países europeus" tenham "aceite e dissimulado" as transferências secretas de prisioneiros, considerando "inverosímil" que alguns governos não tenham sabido de nada.
Os eurodeputados esperam que o Conselho Europeu, onde estão representados os 27 Estados-membros, "pressione todos os governos envolvidos a fornecerem informações completas e objectivas" e, em caso de falta de resposta, procedam "no mais breve prazo a uma investigação independente".
"Este é um relatório que não permite a ninguém fingir que não é nada consigo. Temos de ser vigilantes para que o que aconteceu nos últimos cinco anos nunca mais volte a acontecer", declarou o relator da comissão temporária que investigou os voos da CIA ao longo de mais de um ano, o eurodeputado socialista italiano Claudio Fava"

in Jornal de Noticias

Sem comentários: