sábado, julho 04, 2009

Investigação Trabalho infantil e Acidentes de Trabalho OCCUPATIONAL ACCIDENTS AMONG CHILDREN AND ADOLESCENTS

ACIDENTES DE TRABALHO ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ATENDIDOS PELO SECTOR PÚBLICO DE SAÚDE, RIBEIRÃO PRETO,
SÃO PAULO, BRASIL


(...)
A existência de crianças trabalhando possivelmente é tão antiga quanto a própria história do homem, diversificando-se a maneira de interpretar esta situação de acordo com a época e a cultura em que esta realidade encontrava-se.

Como cita Gonçalves-Oliveira (1999) até meados do século XII, a criança era vista como um adulto em miniatura, a infância era entendida como um período de transição, cuja lembrança era logo perdida.

Para Ariès (1981), com o decorrer do tempo, os adultos passaram a diferenciar as crianças de forma visível, o que aconteceu em relação ao traje, marcando uma data importante na formação do sentimento da infância, separando-as dos adultos.

Pode-se considerar que no século XVIII surgiu então a preocupação com a higiene e a saúde física. Tudo que se referia às crianças e à família passou a se tornar um assunto sério e digno de atenção. (Gonçalves-Oliveira,1999).

No entanto, mesmo com estas modificações, pode-se perceber que a infância ainda era reduzida e quando a criança crescia fisicamente era logo misturada aos adultos e inserida no mundo do trabalho.

Para Mello Jorge (2002), a primeira manifestação internacional em prol dos direitos dos menores de idade aconteceu já no século XX, em 1924 em Genebra, mas foi cerca de trinta anos depois (1959) que a Organização das Nações Unidas (ONU) "(...) reconhecendo que a criança, em decorrência de sua imaturidade física e mental, precisa de proteção e cuidados especiais, inclusive proteção legal apropriada antes e depois do nascimento (...)", estabeleceu os princípios relativamente a essa proteção, que só vieram, todavia, a concretizar-se em 1979. Este foi declarado como o Ano Internacional dos Direitos Humanos da ONU e representou um marco quanto ao assunto, visto que trouxe à luz a Convenção dos Direitos da Criança, um passo importante para a sua defesa. (...)

Continue a consultar este interesante trabalho de investigação de

RENATA CRISTINA DA PENHA SILVEIRA

MARIA LÚCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZ


http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95532003000200005&lng=es&nrm=iso

Sem comentários: