terça-feira, abril 14, 2009

Diana Gautier A Participação Internacional de Assistentes Sociais Portugueses (Guiné)

Diana Gautier, licenciada em Serviço Social pelo ISSSL, sempre cultivou o gosto pela experiência profissional internacional. A sua experiência de vida tem sido enriquecida participando em projectos comunitários de organizações nacionais e planetarias, especialmente em questões sociais e de direitos humanos.
Recentemente esteve em África a coordenar projectos na área da saúde e teve a gentileza de mandar o seu testemunho para incentivo dos jovens e não menos jovens assistentes sociais.
" (...)
O projecto "Acções de proximidade aos jovens da área sanitária do Bandim e da região de Biombo", da ONG Médicos do Mundo Portugal, tinha como principal objectivo a diminuição da prevalência da infecção do VIH/SIDA nos jovens entre os 15 e os 24 anos.
Como objectivos específicos: Aumentar os conhecimentos dos jovens sobre as vias de transmissão e os meios de prevenção do VIH: Aumentar a proporção de jovens que recorrem sistematicamente ao preservativo nos últimos 12 meses; Aumentar a proporção de jovens que fazem o teste de VIH e têm conhecimento do resultado
Para alcançar este objectivo foram formados 30 jovens educadores de pares na área do VIH/SIDA e técnicas de animação. Definiram-se actividades como teatros (Teatro do Oprimido), debates, jogos, projecção de filmes e a produção de fotonovelas com base nas peças de teatro. Todas estas actividades visavam fornecer informações aos jovens com a finalidade de combater os comportamentos de risco, ou seja, que estes jovens adquiram comportamentos seguros. Estas actividades proporcionavam a oportunidade para a discussão e o esclarecimentos de dúvidas sobre o assunto.

Sem comentários: