sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Sefras de São Paulo comemora o Dia da Assistente Social


Sefras de São Paulo comemora o Dia da Assistente Social

Por Mestre Solange Amador

especial para este siteSão Paulo (SP)

Nesta terça-feira, dia 15 de maio, pelo segundo ano consecutivo, as assistentes sociais do Sefras de São Paulo se reuniram para comemorar o “Dia da Assistente Social”. O encontro contou coma participação de assistentes sociais de cada um dos serviços e projetos do Sefras de São Paulo, com momentos de confraternização, reflexão e oração, e teve como animador o guardião do Convento São Francisco, Frei Anacleto Luiz Gapski. Também se fizeram presentes os frades: Johannes, Marcos Mello, André, José Francisco e Leandro. O tema do encontro foi: “A pedagogia de Jesus iluminando a prática do Assistente Social”.

Avaliando a importância desse trabalho, foi formada uma equipe com uma assistente social de cada serviço, que terá como missão a preparação de encontros mensais das assistentes sociais ao longo do ano. A equipe ficou assim formada: Iraildes (Recifran), Luis (Albergue), Adriana (Cefran), Adelice (Hotel Social), Alalia (Centro de Reinserção Social), Elizete (Centro Infantil), Solange (Projeto Hanseníase), Cássia e Lidiane, representando as estagiárias de Serviço Social. Esta equipe preparará a próxima reunião, a se realizar no dia 19 de junho deste ano, das 14h30às 17 horas, em local a ser confirmado.Encontros mensais como este foram realizados em 2006, avaliados por todos como contribuição importante para a qualificação e fortalecimento da rede interna dos serviços e projetos.

UM POUCO DE HISTÓRIA - Dia 15 de maio é o "Dia da Assistente Social". “Uma data que ressalta a importância de profissionais que – por meio de um compromisso histórico e de sua atuação cotidiana – constróem o Serviço Social sob a égide do enfrentamento cotidiano às desigualdades sociais, da luta contra o desrespeito aos direitos sociais da população e da efetivação democrática no país.” (CRESS/SP – Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo).Foi em 15 de maio de 1891 que o Papa Leão XIII publicou a Encíclica Rerum Novarum, que postulava sobre as condições dos operários, apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Foi a primeira Encíclica Social escrita por um Papa e revelava o posicionamento da Igreja frente aos graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Os assistentes sociais europeus assumiram o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. Desse modo, a Igreja Católica européia assumiu progressivamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.No Brasil, o serviço social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no país, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano", redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. Gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".No entanto, somente em 1947, durante o 1º Congresso Brasileiro de Serviço Social, realizado em São Paulo, foi proposto pelo assistente social Francisco de Paula Ferreira, que o “15 de maio” fosse instituído o dia do Assistente Social por ser historicamente o dia do aniversário das encíclicas papais. Passados alguns anos, os profissionais aderiram à data como o Dia do Assistente Social, culminando na aprovação pelo Ministério do Trabalho do Decreto n° 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou a Lei n° 3.252/1957, que dispõe o exercício da profissão.

inhttp://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias2007/noticia096.php

Sem comentários: