domingo, outubro 05, 2008

Reconhecimento Público de Uma Assistente Social na àrea da Saúde Cativar Doadores de Orgãos



Ela tem nome de santa pelo seu trabalho como salvadora de vidas, já que uma de suas missões é o apoio para detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos para a realização de transplantes em Alagoas e cuidar bem da família do paciente. Ela é Teresa de Lisieux Ferro, assistente social do Hospital Geral do Estado (HGE), que acaba de receber o prêmio nacional de Destaque Profissional em Captação de Órgãos do País, do Ministério da Saúde.
O prêmio foi entregue pelo próprio ministro José Gomes Tinhorão, no final de setembro, durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, cujo slogan deste ano foi “Tempo é Vida. Doe Órgãos. Doe Vida”. O agraciamento chega exatamente em tempos de mudança na saúde de Alagoas, com a inauguração do HGE, que vai incorporar a Unidade de Emergência Afrânio e o Hospital José Carneiro.
“Ainda não temos a cultura de que um doador salvará muitas vidas. O trabalho de captação de órgãos não é fácil. O mais importante é saber abordar a família que está vivenciando um momento delicado. Nos casos de morte cerebral, depois do segundo exame confirmatório, temos que explicar à família o que é a morte cerebral, se ela pretende doar os órgãos e, em caso positivo, como se dará todo processo do transplante”, explica Teresa.
A assistente social concentra sua atuação na Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante, instituída através da portaria nº 1752, do Ministério da Saúde (MS), , que, dentre outras coisas, determina a criação das comissões em todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos.
A comissão tem como objetivo principal detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos para a realização de transplantes. Neste ano, até agosto, foram notificados 25 óbitos por morte encefálica e 75 por parada cardiorespiratória.
“O prêmio só me faz sentir feliz por ter contribuído em dar vida a pessoas que necessitam de um órgão. Destaco também que o apoio e empenho da atual gerência do hospital em apoiar a comissão que foi foram fundamentais para a premiação. Apesar de todos os esforços da equipe, ainda temos mais de 300 pacientes na espera para receber córneas e mais de 500 por rins”, adianta Teresa.
Formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduada em Saúde Pública e também em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas, Teresa tem vasta experiência em hospitais. Ela foi assistente social do Hospital Santa Rita, coordenadora de Educação Sanitária, coordenadora do programa de Controle do Tabagismo do município de Palmeira dos Índios, além de coordenadora do Programa de Tuberculose e Supervisora da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.
Atualmente é assistente social plantonista do Hospital Geral do Estado, mas já foi ouvidora da antiga Unidade de Emergência. É também assistente social do Programa Pró-Idoso da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e coordena o Programa de Saúde da Família do município de Flexeiras.
“É com muita satisfação que parabenizamos a servidora Lisieux Ferro pela premiação, visto a atual situação em que se encontra o nosso hospital. Apesar de todos os problemas que os alagoanos conhecem, ainda sim conseguimos trazer para o nosso Estado esta premiação”, destacou o gerente-geral do Hospital Geral do Estado, Alfredo Aurélio Marinho Rosa.
Fonte: Agência Alagoas

Sem comentários: