sexta-feira, agosto 10, 2007

GRINAPSS Grupo de Relações Internacionais da Associação de Profissionais de Serviço Social Informa


RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA APSS


As Relações Internacionais na APSS estão a cargo do GRINAPSS (Grupo das Relações Internacionais da APSS) tendo como principal objectivo: Promover e fortalecer internacionalmente as relações profissionais a nível profissional e académico.

Em 2006 a equipa do GRINAPSS passou a ter a seguinte constituição:
. Alfredo Henriquez- contacto para a América Latina em todas as áreas
. Cristina Martins – responsável pelo Grupo e contacto para a FIAS Europa e Global e Membro do Comité Executivo da FIAS Europa (First Deputy Member)
. Graça André- contacto para os Direitos Humanos da FIAS e ligação com as Escolas sobre as questões do Ensino em Serviço Social – Europa

O GRINAPSS tem vindo a desenvolver as acções a que se propôs no seu plano de acção para o triénio 2005-2007, tais como:

1.recebendo e divulgando a informação sobre Serviço Social a nível internacional
A criação dum blog em 2006 revelou-se como um importante veículo para atingir esse objectivo.
2.mantendo activa a comunicação internacional
Respondendo aos emails que nos chegam com pedidos de informação de diversa ordem.
3.mantendo um correspondente oficial na FIAS
Neste contexto foram divulgadas diversas iniciativas promovidas em Portugal, tais como as acções de formação organizadas pela APSS e todo e qualquer evento realizado no âmbito da promoção da profissão e com importância na área do Serviço Social.
4.participando nas reuniões de delegados da FIAS (europeias e globais)
A Colega Cristina Martins do GRINAPSS participou como delegada da APSS na reunião de delegados da FIAS Europa, realizada de 26 a 28 de Maio de 2006 em Sofia, Bulgária, bem como na Assembleia Geral da FIAS, realizada em Munique, Alemanha, de 27 a 29 de Julho de 2006.
Este ano de 17 a 19 de Março participou com a Colega Graça André na Reunião de Delegados da FIAS Europa, que se realizou em Parma, Itália e onde foi eleita como First Deputy Member do Comité Executivo da FIAS-Europa.
5.participando em grupos de trabalho internacionais
Foi constituído em 2006 o Grupo do Sul da Europa e Mediterrâneo da FIAS – Europa, com o objectivo de estimular a troca de informação entre as associações que integram o grupo (Portugal, Malta, Espanha, França, Itália e Chipre) sobre educação, prática, métodos, etc., apoiando a participação activa dos seus elementos no seio da FIAS.
Como acções planeadas (algumas já em curso), destacam-se:
• Envio de informação em forma de artigos/fotos para publicação nas newsletters, sites, blogs, etc. das associações dos países que integram o grupo;
• Realização de reuniões de trabalho paralelas, por ocasião das reuniões da FIAS;
• Organização de Encontros, Conferências, etc. em parceria.





6.participando nas actividades promovidas pela FIAS (comemorações, projectos, documentos, etc.):

-Dia Mundial d@ Assistente Social
A FIAS decidiu em 2004 celebrar o primeiro Dia Mundial d@ Assistente Social em 27 de Março de 2007, tendo o GRINAPSS iniciado a sua colaboração em 2006, através da promoção e divulgação da iniciativa.
A APSS promoveu uma Jornada Nacional para a Comemoração do Dia Mundial d@ Assistente Social, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, numa iniciativa conjunta com a Associação de Investigação e Debate em Serviço Social (AIDSS).

-Projecto da FIAS Europa “Serviço Social Promovendo a Coesão Social”, com os seguintes objectivos:
. Fortalecer a voz do Serviço Social na Europa;
. Desenvolver uma política e estratégia comum sobre a prática do Serviço Social no contexto dos Direitos Humanos;
. Criar coerência ao nível da região europeia.

O Projecto contou com a participação de 19 países/associações membros da FIAS-Europa, incluindo a APSS-Portugal e teve as seguintes fases:

• Realização dum questionário aos membros da FIAS-Europa
• Apresentação dos Resultados
• Elaboração de Relatórios Nacionais
• Realização de 3 Workshops Sub-regionais em Paris*, Áustria e Birmingham
• Relatórios dos 3 Workshops
• Relatório Final, aprovado na Reunião de Delegados europeia realizada em Parma de 17 a 19 de Março de 2007
O Relatório será em breve amplamente divulgado.

*A Colega Cristina Martins do GRINAPSS representou a APSS no Workshop Sub-Regional realizado em Paris de 17 a 18 de Março de 2006.

7.incentivando e promovendo intercâmbios associativos internacionais
Neste contexto estão a ser desenvolvidos contactos tanto a nível europeu como a nível global, nomeadamente pelo Colega Alfredo Henriquez, com os países da América Latina.

O GRINAPSS está a desenvolver um protocolo com uma agência de viagens para assegurar uma grande participação portuguesa na próxima Conferência Mundial dos Trabalhadores Sociais que será no Brasil de 16 a 19 de Agosto de 2008 na cidade de Salvador, do estado da Bahia.

Entretanto no ano de 2008 a APSS vai acolher na cidade do Porto a próxima reunião de Delegados da FIAS Europa, que decorrerá de 16 a 18 de Maio.

Convidamos todos os Colegas a participar activamente, visitando o nosso blog e enviando contributos. www.grinapss.blogspot.com/

Foto: Delegados da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Malta e Portugal na Assembleia Geral da FIAS, Munique, Alemanha, Julho/2006


Sem comentários: