quarta-feira, dezembro 06, 2006

Mulheres Magras e Gordinhas .... Cuidados com a Saúde


Mulheres Magras Devem Morrer Antes das Gordinhas




NOVA ORLEANS, Estados Unidos – Um novo estudo descobriu que ser saudável e gordinha não é o suficiente. O excesso de peso, por si só, pode destruir anos de sua vida, até mesmo se você fizer muitos exercícios para acabar com ele.


“Existem alguns comentários de que se você for activo, você não tem motivo por que se preocupar com o peso de seu corpo, com sua dieta. Isto é muito equivocado”, disse o líder do estudo, o médico Frank Hu da Faculdade de Saúde Pública da Harvard.

A pesquisa feita com 116.500 mulheres foi publicada na edição de quinta-feira do New England Journal of Medicine e foi baseada nos questionários usados no estudo de enfermagem, que acompanhou enfermeiras desde 1976, atestados de óbito e registros médicos.

Mulheres fisicamente activas, mas obesas, tiveram quase o dobro de risco de morte em relação às mulheres ativas e magras.

Mulheres sedentárias e magras tinham 55% a mais de chances de morrer.

Mulheres sedentárias e obesas tinham duas vezes e meia mais chances de morrer.

“Ser fisicamente ativa não eliminou as chances de aumentar a mortalidade por causa de excesso de peso. Ser magro não contrabalançou o risco de assimilar os efeitos do sedentarismo”, disse Hu.

Um editorial feito por David R. Jacobs Jr. e Mark A. Pereira, da Universidade de Minnesota, observou que o estudo contava com informações de exercícios físicos e pesos de enfermeiras muito mais do que com dimensões diretas, além de não lançar luz sobre exercícios suaves – aqueles em que a maioria doas norte-americanas se apegam.

O médico Timothy Church do Instituto Cooper, que se dedica à pesquisa de exercícios e saúde, elogiou o estudo. “Se você é magra e sedentária, não se engane. Você ainda está sob risco. Você precisa começar a praticar atividades físicas”, disse.


AP
18:45 22/12
Associated Press


Sem comentários: