quarta-feira, dezembro 06, 2006

El Ché... Ainda Vive em Serviço Social ... ou Não Passa de Retórica?

Desde os Anos 60, a figura de Ernesto Guevara acompanhou as nosas vidas. Mistura romântica de um combatente utópico, anti-imperialista e martir, soube entranharse no Serviço Social com o Movimento de Reconceptualição em Serviço Social.

No entanto, são poucas as teses ou os trabalhos que verbalizem de forma substantiva os contributos do seu pensamento económico ou social, e mesmo cultural. O discurso contra a opulência capitalista transformou "el Ché" num ícone da rebeldia dos pobres contra os ricos. A sua própria morte constitui uma "prova" da honestidade deste político que sabia ser consequente.As possibilidades optimistas de um socialimo diferente, da construção do "Homem Novo" foram tópicos que ganharam enfase na necessiade da mudança planetária.

Mas.. vejo que no que se pensa ou sente, há muito folclore e pouco "sumo". Geralmente nas teses ou nos ensaios asoma uma frase um poema dedicado ao guerrilheiro... mais nada.

Talvez, ainda, na América Latina, na Africa,nos States ou na Europa; recomecem a surgir pesquisadores de Serviço Social que se preocupem por resgatar esse pensamento que caminhava de mãos dadas com Paulo Freire, Camilo Torres, Wrigth Mills, Lucien Goldman e tantos outros que iluminaram o Serviço Social na sua época de ouro.
Ainda fico a pensar se nos dias de hoje alguem se reivindica desta "ganga", ou se não passa de uma miragem...

Se algum colega quer este debate, deixo este desafío...







Sem comentários: