terça-feira, novembro 14, 2006

Vem aí o Pai Natal e a Caridade Sazonal





















As multinacionais da caridade e da filantropia social, apesar de ainda estarmos en Novembro, preparam uma forte campanha este ano para atacar os corações generosos.
Movimentam biliões de euros, planificam, contratam especialistas em cosmética e mass média, subornam instituições sociais, governos, jornais e televisões para "causas nobres" e quase nunca prestam contas dos seus resultados e das aplicações. Serve para branqueamento de dinheiros e para colmatar seguros na economia de salvação das almas.
A caridade sazonal, previlegia estas datas em que, deste lado do hemisfério os pobres sem abrigo, os excluídos, os desempregados, os que ficaram sem salários, os remediados e os pobres envergonhados se recente do frio do inverno. Geralmente o pobre não recebe o que necessita. Para o dador é o gesto.
Serve para legitimar o poder da riqueza, as instituões os governos e a generosidade dos que exactamente geram os problemas sociais. Nestas alturas constatamos o discurso da "coesão social" e da "paz social".
Será que esta hipocrisia pode resistir ao lamento dos pobres ?
Ou assistiremos a confrontos e teremos um Natal com vigilias de desmpregados revoltados e esfomeados nas ruas ?
Alfredo Henríquez

Sem comentários: