quinta-feira, setembro 24, 2009

Centro de Pesquisas realiza encontro de Serviço Social sobre Oncologia

Encontro reúne profissionais responsáveis
pelo acolhimento ao paciente com câncer

24 de Setembro de 2009



O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) realiza, a partir desta sexta-feira (25), o 1º Encontro sobre Serviço Social em Oncologia. A intenção é socializar informações sobre o assunto com profissionais que recebem o paciente com câncer na rede de saúde. O evento será realizado das 8 às 17 horas, no auditório da Epagri, no Itacorubi, em Florianópolis.


O assistente social é considerado o profissional que proporciona o elo entre o paciente e a instituição onde é feito o tratamento. Ele dispõe de informações capazes de facilitar o cotidiano do paciente e seus familiares no que se refere à rotina da unidade, direitos previdenciários e trabalhistas, acesso a recursos financeiros, entre outros. "Como o paciente oncológico necessita de cuidados especiais, decidimos criar o encontro para aperfeiçoar o atendimento prestado à população através do Sistema Único de Saúde (SUS)", explica a coordenadora do serviço social do Cepon, Fabíola Coral Rodrigues Naschenweng.


Inicialmente, o evento era destinado apenas a assistentes sociais da área hospitalar. Mas devido à grande procura, o encontro foi ampliado para outros profissionais, como de enfermagem e nutrição, que atuam desde o serviço básico municipal até o atendimento hospitalar. Os demais encontros serão realizados nos dias 2, 9 e 16 de outubro, no auditório da Fahece (Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon), no Centro da Capital.


Referência estadual no tratamento oncológico, o Cepon presta atendimento através do SUS, oferecendo de consultas ambulatoriais até serviços de alta complexidade. Atualmente, Santa Catarina conta com uma estrutura descentralizada de atendimento aos pacientes com câncer, o que evita que eles precisem se deslocar em busca de tratamento. O estado possui um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), em Joinville, e nove Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Os Cacon garantem os serviços mais especializados, como oncologia clínica (quimioterapia), cirurgia oncológica, hematologia e radioterapia. Na Capital, a população tem acesso ainda à braquiterapia, teleterapia e radiocirurgia.


Os Unacon oferecem consultas ambulatoriais, exames diagnósticos, oncologia clínica (quimioterapia) e cirurgia oncológica em Joaçaba, Porto União, Tubarão, Jaraguá do Sul e Itajaí. Já a radioterapia está disponível em quatro cidades: Florianópolis (Cepon e Hospital de Caridade), Criciúma, Blumenau e Chapecó. Além disso, na Capital, há atendimento exclusivamente pediátrico no Hospital Infantil Joana de Gusmão, referência estadual nos serviços às crianças com câncer. A hematologia pediátrica, por sua vez, é oferecida no Joana de Gusmão, em Chapecó, Joinville e Criciúma.

Sem comentários: