quarta-feira, março 11, 2009

Patriarcado Reclama Antiga Propriedade: Ordem de Despejo na Associação Oriental


11 03 2009 08.21H
Uma das entidades mais dinamizadoras da Zona Oriental de Lisboa terá de abandonar a sua sede. Esta Associação Cultural com 30 anos recebeu uma ordem de despejo para que o espaço seja entregue à Igreja.
Inês Santinhos Gonçalves igoncalves@destak.pt
A Associação Cultural Palco Oriental recebeu uma ordem de despejo. Ao Destak, esta entidade artística sem fins lucrativos, que ocupa há 20 anos o espaço na Calçada Duque de Lafões, explicou como foi contactada por um advogado que os informava que o Supremo Tribunal de Justiça atribuiu o edifício onde está sediada a Associação à Igreja de S. Bartolomeu do Beato.
O caso remonta a 1999, quando o imóvel, que pertencia à Associação de Serviço Social, foi doado à Igreja. Por essa altura, a Associação Cultural Palco Oriental já lá estava há 10 anos.
O espaço havia sido abandonado pela Associação de Serviço Social em 1974 que nunca reclamou a devolução do imóvel. Quando, em 1999, o doou à Igreja, iniciou-se um processo em tribunal, vencido pela Associação Cultural Palco Oriental em 1ª Instância.
No entanto, recursos para a Relação e Supremo deram a vitória à Igreja. O processo alongou-se até hoje. Com as opções legais limitadas, a Associação vê-se agora confrontada com esta ordem de despejo.
«Dezenas de pessoas são assim privadas de dar continuidade aos seus projectos artísticos. Dezenas de pessoas que militantemente se dedicaram e investiram humana e materialmente durante tantos anos neste espaço para dotar culturalmente as populações da Zona Oriental de Lisboa», lamentam.
-----------------------------------------------------------
30 anos de cultura
A Associação Cultural Palco Oriental foi fundada em Janeiro de 1989 por grupos de teatro que já exerciam actividade desde 1979, no imóvel onde (ainda) estão sediados. O objectivo do grupo de teatro sempre passou incutir vida cultural a uma das zonas mais industrializadas de Lisboa.


Sem comentários: