quinta-feira, março 12, 2009

Estudantes Espanhóis Protestam contra o processo de Bolonha

Madrid, 12 Mar (Lusa) - Milhares de estudantes universitários manifestaram-se hoje em Madrid, Espanha, contra o processo europeu de Bolonha, que reforma os cursos superiores, fixando um regime de avaliação contínua.
Nos protestos de Madrid, os estudantes entraram em confronto com agentes da polícia municipal e chegaram a interromper o trânsito na cidade.
Foi detido um menor de idade, por suspeita de agressão a um agente, que foi golpeado com um pau nas costas.
Os cerca de 1.500 estudantes exigem um referendo em todo o país à aplicação do processo de Bolonha e um debate directo, público e transmitido pela televisão, com a participação da ministra espanhola da Ciência e Inovação, Cristina Garmendia.
"Manifestamo-nos para que, de uma vez por todas, a ministra nos enfrente, porque parece que tem medo de nós. Queremos que ela debata connosco", disse a porta-voz da assembleia dos alunos, Olga Arnaiz.
Também em Barcelona, os estudantes ocuparam um edifício da Universidade Pompeu Fabra e convocaram um dia de greve para todos estudantes universitários que, de acordo com o Ministério da Ciência e Inovação, teve apenas dois por cento de adesão nas universidades públicas.
O Processo de Bolonha é uma reforma que afecta as universidades da União Europeia que pretende homogeneizar os critérios do ensino superior, com o objectivo de fomentar o emprego nos países comunitários.

http://tv1.rtp.pt:80/noticias/?t=Estudantes-espanhois-protestam-contra-o-processo-de-Bolonha.rtp&article=207876&visual=3&layout=10&tm=7

Sem comentários: