segunda-feira, março 16, 2009

Ideal Social Anuncia Proposta do Bloco de Esquerda para equiparação em Serviço Social


O Bloco de Esquerda prepara-se para apresentar na Assembleia da República uma proposta de lei que visa «restabelecer a igualdade de condições nos concursos públicos entre os licenciados do sistema “pré-Bolonha” e os mestres do sistema de atribuição de graus criado pelo decreto-lei 74/2006» ou seja, mestres pós-Bolonha.
Pessoalmente, e tendo em conta aquilo que foi a real implementação do Processo de Bolonha em Portugal, um pouco distante daquilo que era a real intenção da Declaração de Bolonha, apenas posso concordar com a mesma.
Falta, certamente, definir como esta equivalência funcionará na prática da estruturação profissional, porque a existir esta equiparação, estamos a assumir (e bem, a meu ver) que as actuais licenciaturas não preparam devidamente os profissionais para a prática profissional das suas actividades.
Tal situação, terá que levar a uma obrigatoriedade dos mestrados para todas as profissões, não podendo ficar o assunto pela mera equiparação entre licenciados pré-Bolonha e mestres pós-Bolonha.
Exige-se assim uma reformulação completa da ordenação das profissões, Serviço Social incluído.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma pequena correcção...

A proposta a que tive acesso, propõe a equiparação de todos os licenciados pré-bolonha aos mestres pós-bolonha, na sua generalidade.

Os comentários sobre o serviço social são meus. Não do Bloco de Esquerda.

Cumprimentos,