sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Serviço Social em Angola (Huambo)

Defendido reforço do plano de educação comunitária no Huambo


Huambo - O encontro regional sobre competências familiares, que decorreu de 02 à 05 deste mês, na cidade do Huambo, concluiu haver necessidade de se reforçar as acções de educação comunitária, para a melhoria das condições de vida das populações.

Lembraram que esse é um papel que o activista social deve desempenhar, para o reforço das competência familiares. "Eles são agentes de mudança de comportamento e ajudam a identificar os problemas e propôr soluções aos órgãos competentes".

Os participantes, vindos das províncias de Benguela, Bié, Kwanza Sul e Huambo, concluíram ainda que a sensibilização e mobilização é um dos factores determinantes para a participação das comunidades na melhoria das condições de vida da população.

Os cuidados básicos no lar são da responsabilidade dos país, razão pela qual é necessário que haja uma preocupação constante em relação a saúde, educação e prevenção de casos de violência, concluiu-se no evento.

Sobre o papel da Mulher na Família, os participantes são de opinião que ela é educadora, mãe conselheira e esposa que se ocupa dos problemas do lar e participa na tomada de decisões na família e na comunidade.

"A sua importância deverá ser cada vez mais reforçada, bem como a sua presença em todos os sectores sociais e comunitários", defenderam os participantes.

Relativamente ao papel das autoridades tradicionais, os participantes consideram-nos como parceiros principais na materialização das políticas de protecção social das comunidades e recomendaram que estes estejam sempre envolvidos nas acções que visam a melhoria da vida dos cidadãos.

No domínio da educação sanitária, concluiu-se que é preocupação das famílias acatarem as normas da saúde preventiva, recomendando que se reforce o comportamento de promoção de saúde.

Sobre o VIH/SIDA, os participantes tomaram conhecimento das várias formas de propagação da doença e comportamento de discriminação das pessoas seropositivas.

Assim, pediram mais cuidado com tudo o que se relaciona com este flagelo e que organizeem sempre nas comunidades encontros e palestras para esclarecimentos sobre o assunto.

Sob lema "O Reforço das Competências Familiares Como Meio para a Melhoria das Condições de Vida das Famílias", o encontro regional teve o apoio do Fundo das Nações Unidas para Criança "UNICEF".

Participaram do mesmo 45 pessoas, entre os quais 4 chefes de departamento de assistência e promoção social, 8 técnicos sociais e 35 chefes de repartições dos assuntos sociais das Administrações municipais das províncias de Benguela, Bié, Kwanza Sul e Huambo.

Com o objectivo de capacitar os chefes de departamento e de repartições de assistência e promoção social das direcções provinciais da assistência e reinserção social, antigos combatentes e veteranos de guerra, activistas sociais e quadros das áreas técnicas do MINARS, o encontro decorreu no centro de formação feminina Mietti Marcelino, na parte baixa da cidade

Os temas abordados foram as competências familiar, o papel do activista social no reforço das competências familiares, metodologia de abordagem, sensibilização e mobilização social, o papel da mulher na família, o papel das autoridades tradicionais na gestão comunitária, a educação sanitária, cuidados básicos e preventivos de saúde e prevalência do HIV/SIDA.

A educação alimentar e nutricional da família (Segurança Alimentar), educação ambiental e tratamento de resíduos, cuidados e características das crianças dos 2 aos 5 anos de idade, experiência da ADRA na gestão comunitária, constam ainda dos temas abordados.

Os participantes acharam valiosa esta reactualização dos conhecimentos no princípio do ano e comprometeram-se em melhorar a sua prestação de serviço social.

Sem comentários: