quinta-feira, outubro 23, 2008

Um Número Especial da Revista de Serviço Social e Sociedade

Serviço Social & Sociedade Nº 95
Um Número Especial
A prestigiada Revista Latino-americana acima referida, por ocasião do Congresso Mundial de Serviço Social, apresentou este número cheio de contributos científicos sobre Serviço Social. Consegiu reunir um elenco significativo de artigos e de autores que ao longo de anos estão a investir na construção do conhecimento em diferentes áreas da nossa profissão. Mas este número especial possui o pendor da história das escolas e das práticas investigativas em Serviço Social ( incluindo as organizações políticas da investigação).
Para o leitor atento, fica registado neste número, transparência do debate crítico dos projectos etico-políticos que acompanham e encorpam, ao longo da história, o debate nas Ciências Sociais e no Serviço Social no Brasil.
Este facto terá reflexos, com certeza, na projecção mundial desta área através dos seus autores e das suas investigações.
ARTIGOS O serviço social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos (Maria Yazbek, Maria Lúcia Martinelli, Raquel Raichelis). A primeira escola de Serviço Social do Pará (Joaquina Barata Teixeira). O protagonismo do9 Maranhão no Serviço Social brasileiro (Maria Ozanira da Silva e Silva, Maria Eunice Ferreira Damasceno Pereira, Maria Virginia Moreira Guilhon, Salviana de Maria Pastor Santos Sousa). Serviço social em Pernambuco: particularidades da formação e inserção profissional dos anos 1940 aos 1980 (Ana Cristina de Souza Vieira). A escola de Serviço Social de Goiás: 50 anos de sua história (Walderez Loureiro Miguel, Eleusa Bilemjian Ribeiro). Notas para a reconstrução da história do Serviço Social na Região Sul I (Lídia Maria M. Rodrigues da Silva, Ondária Battini). Visitando a história: notas sobre a trajetória da Faculdade de Serviço Social da PUC/RS na direção da formação qualificada de profissionais e docentes (Jussara Maria Rosa Mendes, Beatriz G. Aguinsky, Berenice Rojas Couto). O CFESS e os desafios político-profissionais do Serviço Social (Conselho Federal de Serviço Social). ABEPSS: a perspectiva da unidade da graduação e pós-graduação e a produção do conhecimento na formação profissional (Maria Maciel Abreu).

Sem comentários: