sábado, março 01, 2008

Serviço Social : Corpo de Ex Modelo Guineeense Encontrado a Flutuar no Sena


KATOUCHA NIANE
Colocado por ouapouap


Corpo de ex-modelo guineense encontrado a flutuar no rio Sena

Katoucha desapareceu no início de Fevereiro e terá morrido afogada
As autoridades francesas confirmaram ontem que o corpo encontrado na quinta-feira no rio Sena é o da antiga topmodel guineense Katoucha Niane, desaparecida há um mês. A musa de Yves Saint-Laurent, que ficou conhecida na década de 1980 como a "princesa peul" (uma etnia da África Ocidental), terá morrido afogada, segundo os resultados preliminares da autópsia. Não existem sinais de violência.

A polícia foi alertada por um homem que ficou intrigado "por um corpo que flutuava perto das colunas" da ponte de Garigliano, em Paris. O local encontra-se a quatro quilómetros da péniche, a embarcação de luxo em que Katoucha vivia perto da ponte Alexandre III, no centro da capital francesa. A ex-modelo tinha desaparecido na madrugada de 2 de Fevereiro, depois de uma festa. Um amigo tinha-a acompanhado até perto de casa, onde as autoridades encontraram os seus documentos.

"Submersão rápida sem sinais de violência" é a causa oficial da morte, segundo o relatório preliminar da autópsia, mas vão ainda ser feitos mais testes para o confirmar, uma vez que o corpo ficou quase um mês dentro de água. A antiga modelo de 47 anos que em criança foi sujeita à excisão genital feminina (ver caixa) e abusada sexualmente, lidava com os seus problemas nos últimos anos com o consumo de álcool e drogas, tendo inclusive perdido a custódia dos seus três filhos.

Filha do escritor e historiador guineense Djibril Tamsir Niane, Katoucha nasceu em 1960 em Conacri. Aos 17 anos fugiu para a Europa com o objectivo de ser modelo, tendo tido a sua primeira oportunidade graças a estilistas como Jules-François Crahay e Thierry Mugler, no início da década de 1980.

Mas foi Yves Saint-Laurent (YSL) que a catapultou para o estrelato, fazendo dela a sua musa: "Ela era exactamente como um desenho de YSL, a cabeça orgulhosa sobre um longo pescoço, esbelta mas com belos ombros, feita para a alta costura", lembrou Dominique Deroche, antiga colaboradora do estilista. O seu sucesso nas passerelles francesa abriu caminho para outras modelos negras, como Naomi Campbell.

Katoucha abandonou a carreira de modelo em 1994, tendo montado a sua própria linha de pronto-a-vestir. Voltaria a desfilar na retrospectiva Yves Saint-Laurent no Stade de France, por ocasião da final do campeonato do mundo de futebol, em 1998. Além disso, dirigia uma agência de modelos parisiense que recrutava, educava e abria caminho para modelos oriundas da África subsariana.
Susana Salvador

in Diario de Noticias
http://dn.sapo.pt/2008/03/01/internacional/corpo_exmodelo_guineense_encontrado_.html

Sem comentários: