quarta-feira, junho 20, 2007

Morte Lenta de Uma Escola de Serviço Social em Miranda do Douro



UTAD cria Comissão

Para Manter pólo de Miranda do Douro


Retirada do Curso de Serviço Social

é Uma Morte Lenta

Afirma Dirigente Estudantil


A Universidade de Vila Real anunciou a criação de uma comissão que vai estudar meios para manter a funcionar o pólo de Miranda do Douro, ameaçado de fechar devido à falta de financiamento e de alunos.

A proposta foi aprovada pelo senado da instituição. Segundo o reitor, Armando Mascarenhas Ferreira, irá “esgotar todos os meios para conseguir alternativas viáveis” para a manutenção do pólo de Miranda do Douro, no distrito de Bragança. O reitor referiu que “são muitas as desvantagens” apresentadas pela extensão de Miranda de Douro e que vão desde a “localização geográfica à falta de atractividade para os alunos que concorrem ao ensino superior”. Estes factores aliados à falta de financiamento do ensino superior colocam em risco a manutenção daquele pólo, onde, actualmente, a UTAD tem em funcionamento apenas o curso de Serviço Social.


Mascarenhas Ferreira salientou que, já no próximo ano lectivo, os novos alunos que queiram ingressar neste curso vão estudar para Vila Real, mantendo-se no pólo apenas os segundo e terceiro anos. Durante um ano a comissão vai estudar todas as alternativas possíveis para o pólo, as quais, segundo o reitor, podem passar pelos cursos do segundo ciclo (novo mestrado segundo Bolonha), a realização de seminários ou congressos, promoção de áreas de investigação na área do ambiente ou iniciativas conjuntas com a universidade espanhola de Salamanca.


Para o presidente da Associação Académica da UTAD, Bruno Gonçalves, a retirada do primeiro ano da licenciatura de Serviço Social de Miranda equivale à “morte lenta” daquele pólo. “Significa que, dentro de dois a três anos, acaba o curso em Miranda”, afirmou.


O presidente da Câmara de Miranda do Douro, Manuel Rodrigues Martins, vai integrar a comissão criada pela UTAD, no entanto, mostrou-se muito preocupado com o futuro do ensino superior no seu concelho. “A população de Miranda do Douro criou muitas expectativas à volta da universidade, que contribuiu muito para o desenvolvimento social, cultura e económico do concelho”, salientou o autarca. Manuel Rodrigues Martins referiu que, desde que a UTAD abriu o pólo há oito anos, a construção cresceu 10 por cento em Miranda do Douro.Armando Mascarenhas Ferreira garantiu ainda a manutenção do pólo da UTAD em Chaves, onde em conjunto com a Escola Superior de Enfermagem, estudam cerca de 1000 alunos no ensino superior.


O reitor afirmou que a UTAD mantém a intenção de integrar a Escola Superior de Enfermagem na UTAD mas, se não se concretizar, o responsável referiu a possibilidade de serem criadas parcerias público-privadas com vista ao desenvolvimento do ensino superior neste concelho. No próximo ano lectivo os alunos da UTAD em Chaves poderão já passar para as instalações da Escola Superior de Enfermagem.


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, para saber um pouco mais sobre a injustiça e a "palhaçada" que o Sr. Reitor nos está a oferecer peço-vos que visitem o seguinte blog
todospelopolo.blogspot.com