quarta-feira, julho 26, 2006

FALECEU NATALIO kISNERMAN PIONEIRO DO SERVIÇO SOCIAL RECONCEPTUALIZADO


Faleceu Natalio Kisnerman



Natalio Kisnerman , Assistente Social argentino, docente convidado de inumeras faculdades universitárias em América Latina, viu recohecido o seu mérito científico quando recentemente a Universidad Autónoma de Ciudad Juárez instituiu a Cátedra Patrimonial en Servicio Social Natalio Kisnerman.

Cidadão do mundo, colaborador da nossa APSS, teve um grande impacto com as suas obras, os seus cursos e conferências em Portugal, contribuindo para renovar o conhecimento em Serviço Social num período em que a reconceptualização profissional estava em marcha. O impacto do seu livro Servicio Social Pueblo, que foi proscripto durante a ditadura dos militares argentinos, chegou ao conhecimento dos assietentes Sociais em Portugal através da Cortez Editora, com o título de 7 lições de Serviço Social.
( na foto na cerimonia de abertura da cátedra Natalio Kisnerman no Mexico)







Natalio Kisnerman publicou inumeras obras em espanhol e a sua projeção internacional levou a inumeras traduções em português, inglês, e alemão.
Das suas numerosas obras destcamos Grupos recreativos con adolescentes (1966), Práctica social en el medio rural (1975), Teoría y práctica del trabajo social (8 tomos) (1981-1987), Pensar el trabajo social: una introducción desde el construccionismo (1998), Reunión de conjurados: conversaciones sobre supervisión (1999).



Natalio faleceu em General Roca,Argentina, a 25 de de Julho de 2006 e deixa em Portugal inumeras obras que deveriam ser reeditadas e objecto de Estudo.

Pela nossa parte publicaremos neste blogue mais trabalhos sobre ele.

Alfredo Henríquez







2 comentários:

shemma disse...

Hola! Yo soy estudiante de Trabajo Social en la Universidad Autonoma de Ciudad Juárez, tuve la oportunidad de escuchar a Natalio Kisnerman la última vez que estuvo aquí (evento que se ve plasmado en la fotografía de tu última publicación). Estoy trsite que murió! No pude encontrar nada acerca de esa noticia en la red y no entiendo mucho de lo que escribes. Sólo sé inglés y español. Me agradaría conocerte! Siempre he querido tener contacto con Trabajadores Sociales de otros países!

Anónimo disse...

É uma perca para o Serviço Social no mundo. Alguém que marcou uma geração e ficará na história, no centro de um processo de mudança.

Uma figura a relevar certamente.