quinta-feira, maio 17, 2012

Um Exemplo a Seguir em Portugal : Sindicato dos Assistentes Sociais Debate Qualidade da Educação

Sindicato dos Assistentes Sociais debate Qualidade da Educação


O Sindicato dos Assistentes Sociais de Alagoas (SASEAL) debateu a qualidade da educação dos cursos de Serviço Social, em comemoração ao Dia do Assistente Social, nesta terça-feira (15). Lideranças do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), estudantes e educadores de diversas faculdades de Maceió, estiveram presentes no auditório do Colégio Marista, na manhã desta quarta-feira (16).

Durante o encontro, foi debatido a mercantilização dos cursos oferecidos em Serviço Social no Estado, tendo como foco os novos desafios do profissional. Na visão de Valéria Coelho, presidente do Conselho Regional de Serviço Social, doze escolas que ofertam o curso em Alagoas possuem um ensino precário por garantir a modalidade à distância.

“Não cabe para a formação do Serviço Social uma educação à distância. Pois a profissão é muito mais humanista e menos tecnicista, voltada para luta de direitos e busca pela cidadania”, destaca a presidente. O conselho atua como uma entidade fiscalizadora, analisando os estágios e atuações irregulares da profissão.

Para a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais, Vera Lúcia França, o encontro, que teve a participação de diversos professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Faculdade Integrada Tiradentes (FITS) e Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), garante um momento de reflexão para a categoria na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

“Nesse sentido o sindicato acompanha vários projetos de lei tanto do Estado quanto do Município. Algumas ações como o Plano de Cargos e Carreiras estão sendo discutidas e mostram a importância desse debate”, pontua Vera. O sindicato busca apoio da Câmara Municipal de Vereadores, para garantir a implementação do plano que garante renovação dos profissionais e melhores salários.

Uma outra luta do sindicato, envolve a esfera estadual. O Saseal busca junto à Secretaria Estadual de Educação a realização de concursos públicos na área da educação. “Existe uma luta para a ampliação desse espaço. A área da educação a partir dos anos 90 teve uma redução do assistente social, o que é um absurdo, pois ele cuida de questões importantes nas escolas, como a violência e as relações familiares”, destaca.

O evento seguiu com a oficialização de posse da nova gestão sindical do Saseal: “Avançar na Luta e Consolidar Direitos”. A gestão assume o sindicato por mais três anos de atuação.

Sem comentários: