quinta-feira, julho 15, 2010

Serviço Social Mobing, Acoso, Assedio Laboral Leymann

Na minha recente viagem a Espanha, tive oportunidade de visitar diferentes universidades para me aproximar e aquilatar as produções científicas de " nuestros irmãos". O Bom tratamento que recebo das universidades e dos investigadores (devido à permuta permanente de conhecimentos a partir das instituições que represento) me permite capitalizar, com um olhar carinhoso, as amizades construidas nesta última estadia que fez o www.cpihts.com pelas terras ibéricas para consolidação dos projectos éticos, politicos e profissionais.
Para além da musicalidade gritante que acompanham a travessia de las tortillas e o conveniente Alvarinho que acompanhavam o sapateado de Lolita e Xavi encima de uma mesa convenientemente salpicada de un rio tinto de la Rioja onde ainda flutuavam os restos pre-históricos de um mexilhão naufrago que tinha acompanhado uma paella servida duas horas antes, desencantaram, não sei como, o jornal El Pais com a noticia do falecimento de Saramago. Nesse momento como que um manto profundo de angustia invadiu o espírito dos presentes e encaminhou a conversa para reflexões românticas e generosas, sempre acompassadas pelo pulsar do Alvarinho e do Outro ...
Pela manhã cedinho verificamos as bandeiras a media haste.
Fomos presenteados com as produções da Universidade de Huelva em co-edição com Comisiones Obreras ( CCOO) e UGT, generosamente subsidiadas pela Segurança Social española.
Desfilavam pelas nossas mãos obras importantes que retravavam horas de trabalho de investigadores preocupados com transmitir o seu conhecimento para enfrentar realidades estremamente semelhantes. Pelos olhos das (os) nossas (os) interlocutoras (es) as produções dos nossos colaboradores ( www.cpihts.com ).
Retenho alguns dos temas dos livros que que nos ofertaram : Inventário de Acoso laboral de Leyman, condições de Trabalho das trabalhadoras da acuicultura, Género, Migraciones, gitanos, brasileiros e africanos na peninsula, etc.
Todas estas obras disponiveis na net e com explorações a partir de universidades portuguesas.
Procure que encontra
Alfredo Henríquez

Sem comentários: